Os Estados da Paraíba, Rondônia, Rio grande do Norte, Acre, Ceará e Mato Grosso do Sul elegeram 149 candidatos ligados ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) ou apoiados pelos sindicatos (STTRs). Os números foram enviados pelas federações de cada estado.
A Paraíba elegeu um prefeito, quatro vice-prefeitos e 23 vereadores, sendo três mulheres. No Rio Grande do Norte foram quatro vice-prefeitos e 25 vereadores. Desses, são quatro mulheres. Em Rondônia, segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Lázaro Aparecido Dobri, o número de eleitos foi superior às eleições municipais de 2004. Na ocasião, foram eleitos oito vereadores e uma vereadora. Em 2008 esse número dobrou: foram 19 vereadores, sendo quatro mulheres.
O presidente da Fetagro credita o aumento de candidatos do MSTTR no estado à maior conscientização dos dirigentes sindicais. "Estamos conseguindo conscientizar e mostrar que nós, lideranças sindicais, precisamos ocupar os espaços na sociedade brasileira e um desses espaços, logicamente, são os espaços políticos", diz.
Acre, Mato Grosso do Sul foram os outros estados que concluíram a apuração. No Acre, o MSTTR elegeu 5 vereadores, sendo uma mulher. No Mato Grosso do Sul, foram eleitos quatro vereadores, um vice-prefeito e um prefeito, Valdemir Volski, do município de Dois Irmãos do Buriti. No Ceará, entre dirigentes sindicais e candidatos apoiados pelo movimento sindical, foram 46 vereadores eleitos - sendo uma mulher - 15 prefeitos e uma prefeita. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias