Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Mais de 5 mil jovens estão a caminho de Brasília para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

24 de Abril de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
contag
festival da juventude rural
jovens rurais

O 4º Festival Nacional da Juventude Rural será realizado nos dias 25 a 27 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, reunindo mais de 5 mil jovens de todo o País e uma delegação internacional representando 15 países.


No meio rural brasileiro existem 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020. A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro: sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente. 

A falta de políticas públicas, principalmente as de educação e de acesso à internet no campo, contribuem para que jovens desistam de viver no meio rural. Segundo dados da PNAD/IBGE, desde 2018, mais de 800 mil jovens migraram do campo para a cidade. “É urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País. E esse é um dos objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Com o objetivo de fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos, será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural nos dias 25 a 27 de abril de 2023, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País. Também será realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26), às 10 horas, em homenagem ao Festival, promovida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). Serão mais de 5 mil jovens de todo o País, incluindo uma delegação internacional com jovens representando 21 organizações de 15 países para conhecer e trocar experiências.

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a secretária de Jovens da CONTAG disse que a juventude rural defende a maior participação política da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.


O QUE É O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL?

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.

A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial da Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, por exemplo. 

Os festivais sempre tiveram como objetivo destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, para promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.


PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTIVAL

Nos dias 25 e 26 de abril, a programação será totalmente realizada dentro do Pavilhão e na área externa, com várias tendas.

A abertura está prevista para 14h30. Às 17h30 será o início da Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e Troca de Sementes.

No segundo dia (26), a programação contará com várias atividades simultâneas, entre painéis, oficinas, roda de conversa, apresentações culturais, Sessão Solene na Câmara dos Deputados entre outros momentos.

Já no terceiro e último dia acontecerá a tradicional caminhada da juventude rural em direção à Esplanada dos Ministérios.

Veja AQUI a programação na íntegra.


PAUTA DA JUVENTUDE RURAL DA CONTAG

A Pauta da Juventude Rural da CONTAG conta com propostas organizadas em seis eixos: Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo; e Esporte, Cultura e Lazer.

O documento é resultado do diálogo realizado com mais de 270 jovens de todos os estados brasileiros nos Festivais Regionais da Juventude Rural realizados pela CONTAG entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

A pauta com as propostas da juventude rural foi entregue ao governo federal no dia 30 de março. O documento foi entregue oficialmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e aos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República). As negociações com o governo federal já estão acontecendo e a expectativa da CONTAG é que o anúncio com respostas aos pedidos dos/as jovens do campo, floresta e águas aconteça durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico