Após votação do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira (07), onde a maioria foi contrária à prisão após 2ª instância, prevaleceu o que garante a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º: Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Diante do resultado da votação dos ministros do STF, os advogados de Lula solicitaram na manhã desta sexta (08) o pedido de soltura para que ele possa ter o direito de se defender e aguardar, em liberdade, até a decisão em última instância quando esgotadas todas as chances de recurso, pois ficou claro que o ex-presidente foi alvo de um processo político que sequer respeitou trâmites legais.
No final desta tarde, Lula já estava nos braços do povo, no local onde funcionou a vigília Lula Livre durante os 580 dias em que ficou como preso político na sede da Polícia Federal em Curitiba. Está previsto para a tarde deste sábado um ato político em São Bernardo do Campo, em São Paulo, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde deverá fazer um pronunciamento e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) estará representada pelo seu presidente, Aristides Santos, e pela secretária de Mulheres, Mazé Morais, que levarão um abraço de cada trabalhador rural agricultor e agricultora familiar e de cada dirigente sindical do Sistema Confederativo CONTAG ao ex-presidente Lula.
Lula é uma ideia, uma esperança que se renova para milhões de brasileiros e brasileiras que desejam retomar um novo ciclo de desenvolvimento mais inclusivo, preservando a soberania nacional e o patrimônio publico do povo brasileiro. Por um Estado necessário que atenda a maioria dos cidadãos e cidadãs no orçamento público.
A CONTAG parabeniza a decisão do STF de defender a Constituição Federal e, com isso, dar a oportunidade de ser feita justiça com Lula.
Lula já está livre! FONTE: Diretoria da CONTAG