A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) promoveu, nos dias 14 e 15 fevereiro, o Seminário sobre Questões Agrárias. O evento teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu em Belo Horizonte mais de 200 representantes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais do estado. Alguns dirigentes sindicais eram de municípios onde não há histórico de luta pela terra, e no seminário puderam conhecer experiências sobre o tema.
Na abertura do evento estavam presentes representantes da diretoria executiva e dos pólos regionais da Fetaemg. O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, falou sobre a necessidade de discutir e refletir sobre a reforma agrária no Brasil. Reafirmou a importância de manter os trabalhadores e trabalhadoras rurais no campo com dignidade e qualidade de vida. "Temos que cobrar isto dos governos. As prefeituras devem ter planos de desenvolvimento rural como tem para as áreas urbanas".
No segundo e último dia do seminário, os participantes aprenderam a preencher o formulário para pedido de financiamento da linha Combate à Pobreza Rural (CPR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse documento reúne dados que servem para a concessão de crédito pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (Pronaf). FONTE: Fetaemg