Do dia 28 de julho a 1º de agosto, aconteceu em Barbacena/MG o 1º módulo do curso do Projeto de Formação de Lideranças para a Gestão Participativa da Política de Saúde do Campo, Floresta e Águas. Este projeto é uma parceria entre a CONTAG, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.
Esta etapa contemplou cerca de 30 pessoas, entre dirigentes sindicais, assessores, lideranças rurais, gestores e trabalhadores do SUS nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, que discutiram a realidade de vida e trabalho no campo, a agenda política do MSTTR para a saúde pública e as estratégias para o desenvolvimento do Projeto, que terá duração prevista até outubro de 2015. A participação das Federações e Sindicatos é fundamental para o desenvolvimento das atividades, bem como a articulação com gestores locais do SUS.
O curso contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e Secretaria de Vigilância em Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Espírito Santo, e Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, e também do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, membros da direção da FETAEMG, , entre outros atores de extrema importância para a elaboração de propostas para qualificação do SUS no campo, floresta e águas. FONTE: Imprensa CONTAG (com informações da assessoria de Políticas Sociais)