O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, em reunião no dia 8/1, em caráter de urgência, na sede da Fetaemg, com o secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Pereira Xavier, com a secretária de Política Agrária da Fetaemg, Alícia Alves Cardoso, e a assessora jurídica, Sônia Mara Prata, debateu e solucionou o entrave que impedia a aquisição de propriedade rural em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, por meio Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
A necessidade do encontro surgiu após o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Almenara, Hélio Olímpio Gomes, entrar em contato com o presidente da Fetaemg solicitando sua ajuda para a resolução da questão. Devido à grande burocracia, o proprietário da fazenda estava desistindo do acordo devido a morosidade da contratação da proposta.
Após conversar diretamente com o representante do proprietário e se comprometer e finalizar a compra com prazo breve, Vilson Luiz da Silva, juntamente com o secretário da Contag, Zenildo Pereira Xavier, acionaram o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Lopes de Almeida, e o Banco do Brasil para solucionar o caso.
Isto feito, a assinatura do contrato de compra da fazenda ocorreu na segunda-feira, 11/01, ação que beneficiou 25 famílias que aguardavam, há mais de sete anos, resolução sobre a desapropriação das terras.
Segundo o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, um dos problemas para o entrave da compra foi o excesso de burocracia para a liberação do crédito fundiário, pois ele é uma política pública importantíssima para que os trabalhadores e trabalhadoras rurais continuem trabalhando no campo, com a motivação de ser em sua própria propriedade. “Nós defendemos o crédito fundiário porque onde você não consegue fazer a reforma agrária tradicional, consegue viabilizar esta desapropriação pelo crédito. Embora com tantas idas e vindas de audiências e reuniões com o Banco do Brasil nas quais participei ativamente, graças a Deus obtivemos sucesso no final. Trata-se de um fato histórico o que fizemos aqui com este trabalho”, disse o presidente.
Já o secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Pereira Xavier, destacou que a parceria entre Fetaemg e Contag tem sido brilhante para resgatar e finalizar questões tão importantes como esta. “A reunião de emergência foi para tomarmos providências para resolver em definitivo esta questão. Trata-se de uma área marcada pela luta, pela história do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Almenara, também da Fetaemg e da Contag, e estava se perdendo. Esta atuação conjunta tem sido brilhante para conseguirmos cada vez mais viabilizar benefícios reais para os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, explica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMG - Ana Cristina de Azevedo