Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Lançado Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural
WhatsApp

10 de Dezembro de 2024


MDA / Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
campo
governo federal
juventude rural
sucessão rural

Nesta terça-feira (10), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) realizaram o lançamento do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, um marco na construção de políticas públicas voltadas para a juventude rural brasileira.

“Este plano é fruto de uma importante construção coletiva, que foi iniciada há anos, inclusive como reivindicação dos Festivais Nacionais da Juventude Rural realizados pela CONTAG, Federações e Sindicatos. Foram muitos desafios e encontros até chegarmos ao dia de hoje, que é importante e histórico para as juventudes do campo, da floresta e das águas. Fortalecer as juventudes é fortalecer toda a agricultura familiar camponesa, a soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil, logo é garantir a sucessão rural. E é preciso ter orçamento para o plano sair do papel. Sem juventudes e orçamento não há sucessão rural”, avaliou a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mônica Bufon, durante o lançamento.


A coordenadora-geral de Juventude Rural do MDA, Duda Vasconcelos, compartilhou que “este plano é um espelho dessa juventude que muitas vezes tem uma realidade invisibilizada e com políticas públicas que não chegam. E o MDA, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Governo Lula querem que essas políticas cheguem e esse processo foi feito com muita boa vontade. E agora a gente tem a honra de estar aqui nesse dia não só para o lançamento do plano, mas para falar que existem 6,7 milhões de jovens que vivem no campo e que eles são diversos.”

O Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural foi construído com base em oficinas presenciais e remotas, integrando a colaboração de 14 ministérios, sociedade civil e jovens de diferentes regiões. E está estruturado em seis eixos estratégicos:

  • Terra e Território;

  • Inclusão Produtiva;

  • Trabalho e Renda;

  • Educação no Campo;

  • Qualidade de Vida;

  • Participação, Comunicação e Democracia.


“Nós temos esperança em vocês que estão assumindo as tarefas de produção de alimentos. O Brasil tem um desafio enorme de ser um país com soberania alimentar, com alimentos de qualidade e de reeducar a alimentação do nosso povo, e vocês têm a tarefa de liderar esse país no seu futuro“, compartilhou o ministro do MDA, Paulo Teixeira.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, avaliou que “devemos ter uma vida digna, decente, com acesso a todos os benefícios dos tempos atuais, vivendo no campo, nas florestas e nas águas, sem os sacrifícios e a luta pela sobrevivência que temos. Basta ter políticas públicas para isso. Este plano é uma grande mensagem política de saúde, de educação, de trabalho, de renda, de comunicação, de inclusão digital, para que as pessoas possam fazer a opção que elas querem fazer e viver no campo.”


A iniciativa busca promover condições dignas para que os/as jovens possam permanecer em suas comunidades de origem, fortalecendo a sucessão familiar e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Focado em jovens de 15 a 29 anos, o plano abrange agricultores e agricultoras familiares, povos originários e comunidades tradicionais que vivem no campo, na floresta e nas águas.

O Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural é a materialização dos objetivos e demandas da juventude rural, sendo um grande passo de retomada para a sistematização e avanço de políticas públicas. É a ação do governo federal para a promoção da sucessão rural, para que as juventudes possam sonhar, estudar e transformar suas realidades, tendo acesso à terra, educação do campo, saúde, esporte, lazer, informação, participação e democracia.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG, com informações do MDA.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico