A CONTAG acompanhou nesta manhã (04) a solenidade de lançamento do portal Planejando a Próxima Década, ferramenta que ajudará os estados e municípios na elaboração dos seus planos de educação, alinhados às 20 metas e às diversas estratégias que compõem o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no final de junho desse ano.
O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, de secretários do MEC e de representantes de entidades ligadas à área educacional, como do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e de secretários(as) estaduais e municipais. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, e pela assessoria da área.
Para o dirigente da CONTAG, o lançamento desse portal é importante, principalmente, por se tratar de um instrumento de participação social e de possibilidade de a sociedade como um todo poder acompanhar e monitorar a implementação do PNE e os respectivos planos estaduais e municipais. “A CONTAG, após sua grande contribuição na construção do PNE, poderá colocar à disposição da base esse instrumento de acompanhamento da elaboração dos novos planos. O portal também vai servir para que o MSTTR acompanhe o desempenho e atuação dos estados e municípios que estão cumprindo as deliberações do PNE. O portal permite, ainda, que a sociedade, principalmente a população do campo, acompanhe as metas a serem implementadas, como a diminuição do índice de analfabetismo, as referentes à educação básica e a garantia da educação infantil no campo, por exemplo.”
José Wilson completa que, agora, começa uma nova fase de implementação e efetivação do PNE e a expectativa é que ao final dos 10 anos não sejam só cumpridas as 20 metas, mas também a garantia dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimento em educação pública – sendo 7% ao final de cinco anos e alcançar os 10% em 2024.
Acesse o novo portal: http://pne.mec.gov.br/ FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi