Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Lançada a Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas: A VIDA POR UM FIO!
WhatsApp

18 de Junho de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
violência no campo

Com o objetivo de promover e fortalecer mecanismos de defesa e autoproteção de comunidades e lideranças ameaçadas e/ou criminalizadas por estarem afirmando seu direito à vida e ao território na região Amazônica foi lançada nesta quinta-feira(18), a Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas: A vida por um fio!

“A CONTAG, Federações e Sindicatos filiados abraçam e fortalecem a Campanha A Vida Por Um Fio, pois entendemos que defender as lideranças, comunidades, reservas e territórios é missão nossa! Acreditamos que juntos podemos garantir proteção à essas pessoas da região Amazônica que estão ameaçadas pelo agronegócio e pelas mineradoras que têm causado grandes problemas de ordem social, ambiental e econômica. Vamos usar nossos instrumentos de formação e de comunicação no sentido de consolidar a Campanha A Vida Por um Fio!”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), que representou a Confederação no ato de Lançamento da Campanha.

Também participaram da mesa de abertura, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom Valdeci Santos, o bispo da REPAM Brasil e Comissão da Amazônia enfoque do pós-sínodo neste enfoque de DDHH, Dom Erwin, o Deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Helder Salomão e o procurador regional da República Felício Pontes.

“Temos que cuidar da vida humana e de toda a criação. A Campanha A Vida por Um Fio é em defesa da vida das pessoas em todo o país, e em especial da Amazônia”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom Valdeci Santos.

“Nós somos chamados a doar nossa vida para que essas irmãs e esses irmãos que precisam tanto de nós, possam viver”, pontuou o bispo da REPAM Brasil e Comissão da Amazônia enfoque do pós-sínodo neste enfoque de DDHH, Dom Erwin.

O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Helder Salomão, aproveitou a oportunidade para denunciar que o: “O Brasil é o único país que em plena pandemia ameaça as florestas e os povos tradicionais”. E ainda compartilhou: “Essa semana fiz mais uma denuncia à ONU sobre o racismo e a criminalização das comunidades negras no Brasil. A Campanha A Vida Por um Fio vem no momento oportuno da nossa conjuntura e é um sinal de esperança, pois muitas vidas estão por um fio”, disse o parlamentar.

O ato de lançamento ainda contou com outra mesa que trouxe as motivações e apresentação da Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas: A vida por um fio!

TRANSMISSÃO: Assista o Lançamento da Campanha A Vida Por um Fio, no Facebook da CONTAG: AQUI

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA

Apoiada pela CONTAG, a Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas, A vida por um fio, nasceu de um diálogo promovido pela REPAM-Brasil, Comissão Episcopal Especial para Amazônia e Comissão das Pastorais Sociais da CNBB com entidades que atuam na proteção de lideranças e comunidades ameaçadas pela sua atuação e militância na defesa dos Direitos Humanos, da natureza e de seus territórios cobiçados. Em agosto de 2019, em Belém (PA), durante o Encontro de bispos brasileiros em preparação para o Sínodo, a Campanha foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

Esta é a primeira ação após a realização do Sínodo para a Amazônia, ocorrido em Roma, em outubro de 2019, com o tema “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”. A realidade das comunidades e lideranças ameaçadas foi um dos clamores que sobressaiu nas múltiplas consultas realizadas na região, como se expressa no Documento Final do Sínodo: “É escandaloso que líderes e até comunidades sejam criminalizados, simplesmente pelo fato de reivindicarem seus próprios direitos” (DF, 69).

De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra/CPT, de 1985 a 2019, foram assassinadas 1.973 pessoas no campo, sendo que apenas 122 casos foram julgados, com número insignificante de condenados, ou seja, 35 mandantes e 106 executores.

Mais visível vai sendo a presença das mulheres nos conflitos no campo, uma vez que são também elas, quase sempre, quem sustenta a resistência de suas famílias e comunidades nos territórios ameaçados. Uma constatação importante é de que a violência no campo é seletiva, atingindo diretamente as lideranças dos movimentos e comunidades, com a finalidade clara de barrar a luta por direitos à terra, território, água e outros. A autoproteção por mecanismos não violentos é, todavia, uma das estratégias que trabalha com a independência e a autonomia das lideranças e das organizações, sendo construída com ativa participação dos(as) envolvidos(as).

A Campanha terá abrangência nacional, priorizando nesta primeira etapa o contexto amazônico, os conflitos e a violação de direitos no campo e na floresta.

FONTE: FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da REPAM Brasil.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico