Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Juventude rural debate sobre políticas públicas durante Festival Estadual
WhatsApp

02 de Março de 2015


Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

Começa nesta terça-feira (03), em Sarzedo-MG, o Festival Estadual da Juventude Rural, promovido pela Fetaemg com o objetivo de fazer um debate sobre o acesso da juventude às políticas públicas dos governos, especialmente sobre o protagonismo da juventude no meio rural. “Por meio dos debates pretendemos também fazer com que o conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais reconheça a importância da juventude na luta do MSTTR e, principalmente, que os governos reconheçam o direito da juventude em permanecer no campo com qualidade de vida,” explica a coordenadora da Comissão Estadual de Juventude Rural da Fetaemg, Marilene Faustino.

O evento acontece também com o propósito de preparar os jovens para o 3º Festival da Juventude Rural, 27 a 30 de abril, em Brasília, com a expectativa de receber cinco mil jovens do Brasil e de países da América Latina. Já no Festival Estadual a expectativa é que participem cerca de 400 jovens de todas as regiões do estado.

De acordo Marilene Faustino, um dos desafios é fazer com que o jovem tenha qualidade de vida no meio rural, com acesso irrestrito às políticas públicas e que a juventude seja reconhecida e valorizada, não apenas pelas atividades produtivas que desenvolve, mas enquanto sujeito que tem um papel fundamental no desenvolvimento do meio rural.

A coordenadora explica ainda que um dos focos dos debates será para a sucessão rural, um desafio que vem sendo apresentado ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, já que muitos jovens largam o campo para viver na cidade à procura de maiores oportunidades, tanto no campo profissional, quanto no lazer.

A abertura do Festival está programada para as 9 horas. Em seguida, uma mesa de debate, abordará o tema: “Campo, sujeito e identidade, juventude rural em Minas Gerais e no Brasil, Previdência Social e Gestão Sindical.” Os debates serão coordenados pelo presidente Vilson Luiz da Silva, pela diretoria de Políticas Sociais Maria Alves e pela coordenadora da Comissão Estadual de Jovens da Fetaemg, Marilene Faustino.

Também está previsto, para o período da tarde, o lançamento da Marcha das Margaridas sob a temática “A Juventude também Marcha.”

No segundo dia do Festival, estão programadas oficinas temáticas sobre educação do campo; cooperativismo; terra, água, agroecologia; reforma agrária e sucessão rural; saúde, música, cultura e comunicação.

Acontecem também competições entre os jovens em modalidades esportivas, como futebol, natação, peteca, sinuca, dentre outras.

O evento termina na quinta-feira (05) com a elaboração de uma carta para ser entregue ao Governo Estadual chamando a atenção para a necessidade de construir uma plataforma de debate sobre políticas públicas para juventude rural.

“Pretendemos também construir dinâmicas de participação ativa da juventude dentro do MSTTR, tomando como base os Sindicatos de Trabalhadores Rurais”, explica a coordenadora da Comissão Estadual de Jovens. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMG - Maristela Félix



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico