Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL CONECTADA
Jovens rurais se preparam para festival virtual
WhatsApp

31 de Julho de 2020


Arte: Fabricio Martins
TEMAS RELACIONADOS:
festival da juventude
festival virtual
juventude conectada
juventude rural
juventude rural conectada

Na primeira ação de massa virtual da CONTAG, a juventude rural quer olhar para o futuro

Como será o mundo depois da pandemia? Como podemos fazer diferente, e melhor? Essas perguntas têm sido feitas quase que diariamente por diversos setores da sociedade. As consequências das ações erráticas de combate ao novo coronavírus já estão sendo sentidas agora, por todas e todos nós. Por isso, a juventude rural quer mergulhar de cabeça nessas reflexões durante o 1º Festival Juventude Rural Conectada - Construindo um mundo novo, que será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto, pelas redes sociais da CONTAG.

“Entre os objetivos construídos pela Comissão Nacional de Jovens para este momento inovador do nosso movimento sindical estão refletir sobre os desafios sociais e econômicos impostos pelo novo coronavírus para a juventude rural e para a agricultura familiar; dialogar sobre os caminhos que podem ser percorridos para superar esses desafios, construindo novas perspectivas para o presente e o futuro, assim como dialogar sobre que tipo de sociedade queremos agora e no futuro, em que prevaleça a igualdade, a solidariedade, o respeito e o amor entre todas as pessoas”, explica a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto.

Gostinho da programação

No primeiro dia, o diálogo será sobre o processo eleitoral de 2020 e sua importância para lidar com os impactos sociais, políticos e econômicos da pandemia para a juventude rural, assim como o debate sobre as consequências da elaboração e disseminação de notícias falsas (fake news) para o processo democrático de nosso país, especialmente depois da Eleição de 2018, que foi profundamente influenciada pela veiculação de notícias falsas pelas redes sociais.

O segundo dia vai trazer questões fundamentais sobre o respeito às diversidades, pois a luta por pela igualdade deve incluir o respeito às diversas formas de existir e de amar, assim como todos os tons de pele. “Um dos passos é dar visibilidade aos desafios enfrentados pela juventude negra rural, assim como pela juventude LGBTQIA+ do campo, floresta e águas. Quais são esses desafios e qual a importância de superá-los? Nossa intenção é discutir como a sociedade e a luta do movimento sindical se fortalecem ao abraçar essa causa.”, explica Mônica Bufon.

O terceiro e último dia trará também um olhar sobre as novas formas de comercialização da agricultura familiar que foram potencializadas pela necessidade de isolamento social, e também sobre a produção agroecológica, uma vez que não é possível construir um mundo novo sem pensar a produção de alimentos de maneira sustentável, respeitando todos os elementos envolvidos nesse processo, sociais e naturais. Como o movimento sindical está participando e potencializando essas questões fundamentais para a agricultura familiar e toda a sociedade?

Baixe AQUI a programação completa.

Importância da mobilização

A Comissão Nacional de Jovens está engajada no trabalho de mobilizar suas bases nos estados para assistir e interagir nesta que é a primeira ação de massa virtual da CONTAG. Um dos pontos que deve ser levado em conta nos debates é a necessidade de ampliar e melhorar o acesso à internet para os povos do campo, da floresta e das águas do Brasil. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, cerca de 70% dos municípios rurais brasileiros não têm acesso à internet.

“O acesso à internet e às novas tecnologias sempre foi uma bandeira da juventude rural e este momento de pandemia tornou ainda mais evidente a exclusão do meio rural aos meios de informação e comunicação proporcionados pela internet. Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, esta é mais uma forma de aumentar a desigualdade social existente em nosso país”, aponta a secretária de Jovens da CONTAG. “Mas, a juventude rural continua a luta mesmo com todos os desafios e estamos empenhadas e empenhados em realizar excelentes debates, para ajudar na construção de um mundo novo, cada vez melhor”, afirma Mônica Bufon. FONTE: Secretaria de Jovens da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico