Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL CONECTADA
Jovens do campo apresentam Documento construído a partir dos debates realizados no 1º Festival Juventude Rural Conectada - Construindo um Mundo Novo!
WhatsApp

10 de Agosto de 2020


Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural conectada

No momento em que o Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19, e o atual governo federal se mostra inoperante diante do caos provocado pela pandemia, os(as) jovens do campo entregam à Diretoria da CONTAG e tornam pública para toda a sociedade Documento escrito a partir dos debates realizados no 1º Festival Juventude Rural Conectada, realizado de 06 a 08 de agosto de 2020, no Portal e Redes Sociais da CONTAG. Ao longo dos três dias de festival foram alcançadas mais de 90 mil pessoas virtualmente.

O Documento destaca os anseios da juventude do campo para a construção de um mundo novo, com um olhar especial sobre a importância da participação política da juventude no processo eleitoral, respeito às diversidades, inclusão e representação política de pessoas LGBTQIA+ e negras, novas formas de comercialização e a agroecologia, entre outras questões importantes para o fortalecimento dessa geração do meio rural brasileiro.

O documento, dirigido a toda a sociedade, foi lido pela secretária de Jovens da FETAG-BA, Maria Cândida dos Anjos (Cacau) e pelo secretário de Jovens da FETAG-PI, Marciano Pereira, e entregue simbolicamente para a Diretoria da CONTAG.

“Esse documento será tratado pela CONTAG, Federações e Sindicatos com muito carinho e atenção, pois é preciso que a gente crie condições para que a juventude rural participe, ainda mais, do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da produção da agricultura familiar. A juventude também nos mostra a importância de realizar grandes eventos de forma virtual, com a possibilidade de assistirmos falas e experiências sobre temas tão atuais, como: participação política, respeito às diversidades, vendas online (delivery) e a agroecologia. Todos os anseios da juventude trazidos no Documento serão fundamentais para ajudar no diálogo com a base e na articulação com o parlamento, em defesa das nossas pautas”, firmou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Leia a na íntegra o Documento da Juventude Rural AQUI

MESAS DE DIÁLOGOS DO 3º DIA DO FESTIVAL

A entrega do Documento aconteceu logo após os debates do 3º dia do Festival, que contou com duas mesas de diálogos.

Os Desafios da Prática da Comercialização na Pandemia

A 1ª mesa “Os desafios da prática da comercialização na pandemia”, teve como participantes, o secretário de Política Agrícola e Cooperativismo da FETAEMG, Marcos Vinicius, o presidente do Sindicato de Santo Antônio da Patrulha - FETAG-RS, Samuel Santos, e o secretário de Políticas para Juventude da FETAPE, Antônio Neto. A mediação foi feita pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e a secretária Geral da Confederação, Thaisa Daiane. Um momento de muitas dicas para a juventude rural e para o MSTTR!

“Não adianta falar em sucessão rural, se no campo não tiver geração de renda e trabalho. Precisamos dar oportunidade para que a juventude comercialize seus produtos. E esse avanço passa pela ação do cooperativismo, com organização da produção, agregação de valor e rastreabilidade. Também precisamos nos capacitar para entregar nossa produção através de aplicativos como o whatsapp. Mas, para isso é necessário que a juventude tenha acesso à internet e participe do processo de gestão na propriedade”, pontuou Marcos Vinicius.

“Nosso Sindicato tem trabalhado a assistência técnica, agroecologia, compras públicas, atendendo mais de 50 escolas da nossa região, com produções da agricultura familiar. E por conta do atual momento, temos feito vendas na forma (delivery). A inclusão do acesso às ferramentas tecnológicas são importantes e necessárias. Precisamos também compreender e se apropriar de toda a cadeia produtiva. E aproveitar esse momento de pandemia para dialogar com a sociedade sobre a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar e o desenvolvimento local”, compartilhou Samuel Santos.

“A juventude pode inovar e valorizar seus produtos através da divulgação de uma simples foto nas redes sociais. Temos que usar aplicativos para venda (delivery), comercializar usando o cartão de crédito ou débito, e disponibilizar número de conta para que consumidor(a) pague pelos produtos. Por outro lado, o Sindicato tem que abrir espaço para divulgação dos produtos da juventude (sites, páginas virtuais ou programas de rádio)”, disse o secretário de Políticas para Juventude da FETAPE.

Um Mundo Novo com Agroecologia

Na 2º mesa “Um mundo novo com agroecologia”, participaram o agrônomo e coordenador da ONG Centro Ecológico, Laércio Meirelles, a representante do GT de Juventude da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Regilane Alves, e a secretária de Jovens da FETAES, Taíza Medeiros.

“Precisamos aumentar o nosso diálogo sobre Agroecologia com os agricultores(as), principalmente os(as) jovens. Agroecologia não é voltar ao passado, mas é o futuro. Eu me atrevo a dizer que existe mais inteligência com os princípios da agroecologia, do que com agricultura tradicional. Necessitamos dialogar com os(as) consumidores(as), sobre a importância de se consumir produtos orgânicos, e nos articularmos enquanto organização sindical para alcançarmos um maior número de politicas públicas voltadas ao fortalecimento de práticas agroecológicas”, Laércio Meirelles, agrônomo e coordenador da ONG Centro Ecológico.

A secretária de Jovens da FETAES apontou que é necessário “promover ações para que as pessoas produzam de forma agroecológica, como: visita a propriedades, oficinas, seminários, produção de cartilhas, firmar parceiras, ter a certificação dos produtos, dentre outras estratégias que evidenciem essa forma de produção. Afinal, a Agroecologia é boa para quem produz e para quem consome, sendo fundamental para a saúde e preservação ambiental”.

No 2º dia do Festival, os temas foram “A importância da representação política da juventude LGBTQIA+” e “Os desafios do racismo e a juventude rural negra”. E no 1º dia do Festival, “Eleições de 2020 e os caminhos de superação dos impactos políticos, sociais e econômicos da pandemia para a juventude rural” e “Os impactos das notícias falsas para a democracia brasileira”.

Durante os três dias do 1º Festival Juventude Rural Conectada, além das mesas de diálogos, foram exibidas 25 experiências de produção e culturais da juventude brasileira, e as Noite Culturais foram embaladas pelos acordes e animação do cantor Vaguinho.

“Quantas emoções vivemos nesses três dias, quantos temas que precisam continuar em nossas pautas… Esse 1º Festival da Juventude Rural Conectada é ao mesmo tempo uma resposta aos desafios e um retrato do momento em que estamos vivendo. Estamos falando de respeito às diversidades, estamos falando da luta por internet no campo… Essas são as marcas desse momento histórico: é isso que estamos vivendo. E a pauta do movimento sindical tem que estar conectada com a vida real das pessoas do campo. É claro que neste formato de debate não é possível falar de todas as questões importantes para a juventude, que são muitas, mas aqui tentamos dar destaque ao que está pulsando mais forte”, Mônica Bufon, secretária de Jovens da CONTAG.

ASSISTA A TRANSMISSÃO DA ENTREGA DA CARTA E OS DIÁLOGOS DO 3º DIA DO FESTIVAL AQUI

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico