Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Jovens rurais da Região Sudeste rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

07 de Dezembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
festival
festival da juventude rural
jovens do campo
jovens rurais
juventude rural

“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular. 

Já foram realizados os das Regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Agora, nos dias 05 a 07 de dezembro, em Ouro Preto/MG, foi realizado o Festival Regional da Juventude Rural envolvendo os estados da Região Sudeste (MG, ES, RJ e SP), com a participação de mais de 40 jovens, além de dirigentes e assessorias das quatro Federações envolvidas e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação.


O Festival Regional dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos e de teatro. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Assessoria da Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos foi preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.


A abertura política contou com a participação do presidente da FETAEMG e deputado federal Vilson Luís da Silva, e do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto. Ao longo da programação, o Festival Regional também contou com a presença da secretária de Políticas Sociais da FETAEMG, Maria Alves, que fez um resgate sobre o 1º Festival Nacional da Juventude Rural, e também da secretária de Jovens da CTB, Beatriz Calheiros.

A análise de conjuntura foi um momento muito especial para a juventude. O convidado foi Paulo Galo, líder do movimento de entregadores antifascistas. 


A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse com muito entusiasmo que esse foi mais um Festival Regional realizado com sucesso e que, a cada um realizado, a programação, a metodologia, os conteúdos das oficinas foram sendo aprimorados, inclusive a forma de ouvir, de dialogar e de conduzir a atividade, focando muito na realidade da juventude rural de cada região.

“Ao longo desses dias pudemos sentir o comprometimento das pessoas, em especial da juventude da Região Sudeste. Mais da metade dos/as jovens estava participando pela primeira vez de uma atividade do movimento sindical e saiu bem animada, inclusive para participar do 4º Festival Nacional da Juventude Rural em Brasília no próximo ano”, comemorou Mônica.


Segundo a dirigente, o momento de debate e de construção da pauta foi bem participativo, com propostas que realmente dialogam com a realidade a juventude rural da região. “Com certeza, são propostas que vão enriquecer o documento que está recebendo as contribuições de todos os Festivais Regionais. Estamos fechando o ano realizando essa atividade com a Região Sudeste e, em janeiro, vamos finalizar esse percurso com o Festival na Região Norte, em Belém/PA, em preparação para o Festival Nacional”.

Ainda segundo a dirigente da CONTAG, o Festival Regional é um momento importante para fazer uma escuta aprofundada sobre a vida da juventude rural, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar. 

O Festival foi finalizado com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Sudeste para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. 


O coordenador de Jovens da FETAEMG, Bruno Freitas, ressaltou o sentimento de satisfação de receber em Minas Gerais, além da juventude rural mineira, os/as jovens dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. “O Festival foi muito importante porque conseguimos contribuir com a construção da pauta para o Festival Nacional e reforçamos o compromisso com a mobilização da juventude.” Bruno também destacou a participação de Paulo Galo. “Ele mostrou que o campo e a cidade têm muita coisa em comum. Os/as jovens do campo migram para as cidades, enfrentando situações bem difíceis e precárias. Foi importante essa conexão. Os quatro estados saíram com um sentimento de que essas etapas preparatórias têm um papel fundamental na construção do Festival Nacional”, avaliou. 


A jovem rural capixaba Bruna Rezende, de Marilândia/ES, participou do Festival Regional representando a juventude rural que estuda nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). “Estar aqui representando essas escolas me faz perceber o quão importante é a participação da juventude na luta pelos direitos e foi uma emoção muito grande. Estar aqui foi uma alegria. Cada aprendizado que eu obtive aqui eu vou levar, com certeza, para os meus colegas de EFA. E uma frase que vou levar para minha vida é ‘Semeando resistência e cultivando um mundo novo’. Só tenho a agradecer a oportunidade de estar aqui e marcou muito na minha trajetória e vai me marcar durante muito tempo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico