Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
JUVENTUDE RURAL
Jovens rurais da Região Nordeste rumo ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

18 de Novembro de 2022


Jairo Silva
TEMAS RELACIONADOS:
festival
festival da juventude rural
jovens do campo
jovens rurais
juventude rural

“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, serão realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular. 

Já foi realizado, no mês de outubro, o da Região Sul. Agora, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Maceió/AL, foi realizado o segundo Festival Regional da Juventude Rural, envolvendo os estados da Região Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE), com a participação de aproximadamente 100 jovens, além de dirigentes e assessorias das nove Federações nordestinas e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação. A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também participou do evento.


“Esse foi o nosso segundo Festival Regional, que aconteceu em um cenário bem diferente em relação ao primeiro, no mês passado, já com o resultado das Eleições desse ano. Um cenário de mais esperança. Quando a juventude coloca os pontos de pauta, dá para sentir mais a perspectiva de realmente conseguirmos entregar uma pauta para o governo federal e para o Congresso Nacional e dessa pauta ser atendida. Então, esse Festival nos proporcionou esse sentimento de esperança muito grande e de muita força para continuar a construção do nosso 4º Festival Nacional da Juventude Rural, com a juventude rural do Nordeste bem fortalecida”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Segundo a dirigente da CONTAG, o Festival Regional é um momento importante para fazer uma escuta aprofundada sobre a vida da juventude rural, a realidade das comunidades onde vivem, os desafios enfrentados, sobre o acesso à educação, entre outras políticas que visam garantir a sua permanência no campo e a sucessão rural familiar. Ao longo da programação também houve debate sobre a importância de a juventude participar do movimento sindical e dos espaços políticos para lutar por políticas públicas.


O Festival Regional dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos, de podcast e de teatro. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, pela Assessoria de Comunicação das Federações de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos é preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.


O Festival foi finalizado com a aprovação das estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Nordeste para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. “Esse Festival Regional foi muito estratégico para que a gente saísse daqui já com importantes encaminhamentos de fortalecimento da nossa base para a participação e organização da juventude nas ações do movimento sindical e no 4º Festival Nacional. Também foi um momento de ‘despertar’ da nossa juventude pós-pandemia, pois os Festivais Regionais estão sendo as primeiras atividades presenciais específicas para a juventude depois de dois anos de encontros apenas por plataforma virtual”, explicou Mônica.

A secretária de Jovens da FETAG-AL, Elizabete Barboza, em nome dos/as secretários/as de Jovens das Federações do Nordeste e membros da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, fez uma avaliação positiva da realização do Festival. “Receber o Festival Regional da Juventude Rural Nordeste aqui em Alagoas foi uma experiência maravilhosa. Tivemos a oportunidade de conhecer experiências dos/as jovens, experiências de vida, de luta e de trabalho, que só nos fortalecem. Ao mesmo tempo, foi desafiador fazer parte da organização de um evento como esse, porque está sendo o Festival Regional com o maior público. Mas, finalizamos com a sensação de dever cumprido porque a nossa juventude se sentiu acolhida e motivada a falar de suas experiências e a contribuir com essa luta tão importante”, avaliou Elisabeth.


O jovem agricultor familiar do estado da Bahia, Igor Vieira de Sousa, foi um dos participantes e disse que foi uma experiência maravilhosa, de representatividade e que está empolgado para participar do Festival Nacional no próximo ano. “O Festival da Juventude Rural da Regional Nordeste trouxe pra mim um sentimento de inclusão, participação e respeito à diversidade. Fez alimentar em mim uma chama para a inclusão, me senti uma pessoa viva, me senti bem de ser quem eu sou, mostrar que a minha cultura, meus anseios e as minhas vontades e também mostrar uma crítica no sentido de que o meio rural está cheio de pessoas LGBTQIA+, que não têm voz e nem direito a nada. Ou seja, participar de um festival desse, com tamanha dimensão, faz a gente ter esperança de um mundo melhor, de um mundo onde as pessoas são ouvidas, de que todas as vidas importam.” Igor disse, ainda, que espera que tudo o que foi discutido nesses três dias tenha continuidade e que as propostas sejam trabalhadas de forma concreta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico