Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
Intercâmbio discute desenvolvimento, acesso à terra e ordenamento fundiário na agricultura familiar sulamericana
WhatsApp

13 de Novembro de 2013


Soraya Brandão
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

Gestores públicos, técnicos, membros de organizações sociais de trabalhadores rurais e pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina estão reunidos em Montevidéu, Uruguai, de hoje (13) até a sexta-feira (15), para conhecer e discutir as políticas e programas de desenvolvimento sustentável, de acesso à terra e de ordenamento fundiário que vêm sendo aplicadas na agricultura familiar na América do Sul.

Promovido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), por meio do projeto de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelo Governo do Uruguai, o II Intercâmbio tem ainda o propósito de orientar as atividades futuras que subsidiarão os preparativos para o 1º Seminário Internacional de Governança Fundiária, que acontecerá no Brasil, em 2014.

No primeiro dia de evento os representantes dos governos apresentaram um panorama da situação agrária e fundiária dos três países. Ao final, constatou-se que a agricultura familiar da América Latina vive realidades muito parecidas, tendo avançado, nos últimos anos, no desafio de superar o modelo de concentração da propriedade e uso indevido da terra já existente.

"Foi importante ver que no Uruguai e na Argentina, assim como o Brasil, há avanços significativos no conjunto de políticas, leis e programas, que visam a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar. Hoje, mais do que antes, a terra se tornou um bem social, sendo imprescindível que a regulação de uso desta seja feita pela sociedade, permitindo um crescimento mais homogêneo e sustentável da produção", disse o secretário da SRA/MDA, Adhemar Almeida.

Programação À tarde, as políticas públicas de acesso à terra, o reordenamento e a governança fundiária foram analisadas sobre a ótica dos movimentos sociais de trabalhadores do Uruguai, Argentina e Brasil. Uma oportunidade que, segundo o secretário de Política Agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Zenildo Xavier, é inédita. "Para nós, dos movimentos sociais, poder compor uma comitiva do governo brasileiro para discutir, internacionalmente, temas tão relevantes para a agricultura familiar, como a governança e a regularização fundiária, demonstra o compromisso do MDA com a agricultura familiar", comentou Xavier. O secretário da CONTAG disse, ainda, que o fim da violência no campo e o fim dos latifúndios, subsidiados pelo agronegócio, só será possível quando o Brasil tiver efetivo conhecimento e governança de sua malha fundiária, o que torna o tema discutido no evento ainda mais importante.

Zenildo também comentou o avanço brasileiro na questão do acesso à terra, nos últimos dez anos, com a implementação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). "O Crédito Fundiário é hoje uma importante alternativa para os agricultores sem terra, principalmente a juventude rural", completou.

Para amanhã estão previstos três painéis, que vão tratar especificamente das ações de regularização fundiária - cadastro, georreferenciamento e titulação -, desenvolvidas pelos três países que participam do Intercâmbio.

Na sexta-feira (15), está prevista uma visita técnica em duas "colônias" de agricultores uruguaios nos municípios de Maldonado e Canelones, acerca de 100 km da capital. FONTE: Assessoria de Comunicação da SRA/MDA - Soraya Brandão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico