A Fetag, ACSURGS e Associação de Produtores Integrados decidiram hoje (17), em assembleia realizada na sede da Federação, em Porto Alegre, com mais de 700 pessoas, apresentar pauta ao governo do Estado solicitando intervenção junto à Empresa Doux Frangosul, que há mais de 150 dias está em atraso com o pagamento de lotes de integrados de aves e de suínos. Por volta das 11h teve início uma caminhada até o Palácio Piratini, onde os produtores permaneceram enquanto uma comissão entregava documento ao secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. Novamente, ele prometeu o empenho do governo do Estado para ajudar na solução desta crise que afeta milhares de famílias.
À tarde, integrados e dirigentes das entidades se deslocaram até Montenegro, sede da Doux Frangosul, para reafirmar à direção a necessidade dos pagamentos de pelo menos um lote para cada outro alojado. O presidente da Fetag, Elton Weber, reiterou que, caso a empresa aja dessa forma, os alojamentos poderão ser retomados. Além disso, as entidades representativas dos produtores permanecerão atentas, acompanhando o desenrolar da situação.
Weber adiantou que o governo do Estado entende que se faz necessário, diante de todo esse quadro, o envolvimento do Ministério Público para que sejam verificadas as negociações da Doux Frangosul com sua matriz. Com isso, ele acredita que poderão ser respondidas algumas questões, entre elas para onde estão indo os recursos obtidos com a venda das produções? Ao final da tarde, aconteceu uma visita ao chefe do Ministério Público, Eduardo de Lima Veiga.
FONTE: Assessoria de Imprensa FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz