A manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, começou com a aula de acolhimento das turmas do Pronatec Campo, que retornaram à Brasília para a 2ª etapa dos cursos realizados a partir de parceria entre a CONTAG e o Instituto Federal de Brasília (IFB). Este momento de integração entre as turmas contou com a presença dos secretários da CONTAG de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, e de Política Agrária, Zenildo Pereira Xavier, da assessoria da Confederação, além da coordenação geral do Pronatec e da coordenação adjunta das turmas IFB/CONTAG.
Ao todo são cinco cursos oferecidos, envolvendo 40 educandos(as) em cada turma. Nesta 2ª etapa, os cursos são de Agente de Projetos Sociais, Ajudante de Padeiro, Auxiliar de Pessoal, e continuam os de Espanhol e de Operador de Computador. Os dois últimos são direcionados para funcionários e dirigentes da CONTAG. Os outros atendem trabalhadores(as) rurais e jovens rurais de seis estados(DF, GO, BA, PI, TO e MG).
José Wilson está com boas perspectivas para a 2ª etapa, inclusive, destacou que a evasão de alunos(as) foi pequena, o que demonstra a aceitação e comprometimento dos alunos e alunas com os cursos. “Mesmo havendo uma pequena evasão, conseguimos completar as turmas com novos(as) alunos. Então, o meu sentimento é que os cursos possam atender as expectativas dos educandos e educandas e que essa parceria entre a CONTAG e o IFB possibilite um desenho de um projeto pedagógico diferenciado para o campo, tornando-se uma referência na área da educação e que possa influenciar o governo na implementação de políticas públicas”.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi