Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÁRIA
III Intercâmbio Internacional de Governança Fundiária discute formas de uso da propriedade e acesso à terra
WhatsApp

25 de Fevereiro de 2014


Soraya Brandão
TEMAS RELACIONADOS:
política agrária

Com participação do ministro da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano do México (SEDATU), Jorge Carlos Ramírez Marín, teve inicio, na Cidade do México, o III Intercâmbio Internacional de Governança Fundiária, cuja programação segue até a próxima sexta-feira (28). Como parte dos trabalhos do primeiro dia foram apresentadas e discutidas as políticas agrárias e de governança fundiária que vêm sendo desenvolvidas pelos países participantes - Brasil, Argentina e Uruguai e, em especial, as praticadas no México.

A abertura do evento foi feita pelo ministro Ramírez Marín, que após as boas vindas às delegações apresentou a estrutura da SEDATU, dando início à programação oficial.

Em sua fala, Marín ressaltou a grandiosidade do evento que, além de estreitar parcerias, permite a troca de experiências que podem vir a servir a todos. "Em nosso país, ao longo do processo, tivemos 52% da área territorial redistribuída, tendo passado pelo processo de reforma agrária. Atualmente buscamos um novo impulso para o reordenamento das propriedades sociais (Ejidos), de maneira a incentivar a partilha agrária e a produção, com infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade", disse o ministro.

Na sequência, o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, reforçou os objetivos dos Intercâmbios Internacionais, de maneira a obter subsídios para criar uma política de governança mais participativa no Brasil.

"As Diretrizes Voluntárias para a governança da terra, propostas pela FAO, nos levam ao entendimento de que é chegado o momento dos povos exercerem sua soberania sobre o território e, dessa forma, conseguir o desenvolvimento sustentável do rural e a segurança alimentar que tanto buscamos. Daí a importância de intercâmbios como este, pois ao nos permitirem conhecer diferentes modelos de gestão agrária, contribuem, significamente, para que possamos reformular nossas políticas, dando a agricultura familiar o tratamento e a importância que ela deve ter em uma sociedade", completou Almeida.

Para o secretário de Política Agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e membro da delegação brasileira no México, Zenildo Xavier, as experiências vivenciadas aqui, no México, são fundamentais para conhecer a história da formação agrária e como se deu o processo de luta e pela terra no país. "Assim como no Brasil, não foi fácil fazer a reforma agrária, mas os resultados são mais expressivos que os nossos, com o Estado tendo o controle absoluto sobre a propriedade da terra. Importantes exemplos que nos servem de estímulo", completou Xavier.

Programação Ainda pela manhã foram apresentados os programas desenvolvidos pela Procuradoria Agrária, pelo Registro Agrário Nacional e pela Comissão de Regularização de Posse da Terra, instituições subordinadas à SEDATU que trabalham a questão agrária e fundiária no México. Após as apresentações foi feito um debate onde as delegações puderam sanar suas dúvidas sobre o funcionamento dos programas e a participação social na execução destes.

À tarde, o governo mexicano deu continuidade aos trabalhos com a explanação sobre a Coordenação Geral de Modernização e Vinculação do Registro e Cadastro e do Programa de Apoio aos Jovens para a criação de empreendimentos rurais. Na sequência, houve a apresentação das políticas de governança, regularização e acesso à terra desenvolvidas na Argentina, Brasil e Uruguai.

O Brasil trouxe em sua apresentação um balanço das políticas do MDA para a agricultura familiar, que abrangem os programas do INCRA, SRA e SERFAL. Entre elas estiveram o de Crédito Fundiário, a Reforma Agrária, a Regularização Fundiária e o Terra Legal.

Na semana A programação segue em seu segundo dia com visita ao Museu Nacional de Antropologia, onde haverá conferência e debate sobre a História Agrária Mexicana desde a época pré-hispânica. À tarde a comitiva retorna à SEDATU para dar continuidade às apresentações das Instituições Agrárias mexicanas e do trabalho que vêm desenvolvendo.

Na quarta-feira (26), a comitiva fará uma visita a Universidade de Chapingo, onde haverá um debate acadêmico sobre a posse da terra e a produção agrícola no México. No início da tarde, os participantes farão visita a Zócalo, centro histórico da Cidade do México, e em seguida seguem para as instalações do Registro Agrário Nacional.

Os dois últimos dias de evento (27 e 28), serão destinados às visitas de campo, nas cidades de Puebla, Cacaxtla e Xochimilco, respectivamente. Nessas localidades, a comitiva brasileira terá a oportunidade de conhecer, na prática, políticas de uso e governança da terra, bem como a técnica das Chinampas e da produção em minifúndios.

O Intercâmbio Promovido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), este é o terceiro intercâmbio de governança fundiário, que sucede o da França e o do Uruguai, ocorridos em setembro e novembro de 2013, respectivamente.

O intercâmbio servirá também como evento preparatório para o I Seminário Internacional de Governança Fundiária, previsto para agosto deste ano, em Brasília.

Na comitiva brasileira que participa do Intercâmbio estão: os secretários da SRA, Adhemar Almeida, e da SERFAL, Sergio Lopes; o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Richard Torsiano; o coordenador do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da SRA, Francisco Urbano; a chefe de gabinete da SRA, Raquel Santori; o secretário de Política Agrária da Contag, Zenildo Pereira Xavier; o coordenador de reforma agrária da Fetraf, José de Jesus Santana; o coordenador de Crédito Rural e Normas do Ministério da Fazenda, Francisco Erismá Albuquerque. Representando a UFSC está o coordenador do Lemate e do programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da UFSC, Prof. Dr. Ademir Cazella.



FONTE: Ascom SRA/MDA - Soraya Brandão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico