Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INFLAÇÃO E DESEMPREGO
IBGE divulga dados sobre emprego, desemprego e prévia da inflação de julho
WhatsApp

30 de Julho de 2021


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
desemprego
emprego
inflação
inflação e desemprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esta semana os dados do emprego e desemprego de maio e a prévia da inflação de julho. Os dados do emprego são desalentadores, a taxa de desemprego ficou em 14,6% em maio, contra 14,7% nos dois meses anteriores. A ligeira queda esconde o aumento de 34 mil no número de desempregados(as). Desde março são cerca de 14,8 milhões de trabalhadores(as) procurando emprego todo o mês sem encontrar. O emprego no setor privado com carteira assinada caiu, passando de 29,8 milhões para 29,6 milhões. Mais uma vez, o maior responsável pela queda na taxa foi o aumento de trabalhadores(as) por conta própria sem CNPJ, com aumento de cerca de 300 mil pessoas. O número de trabalhadores(as) informais cresceu em cerca de 500 mil, contando os(as) empregados(as) do setor privado, domésticas e conta própria.

O forte crescimento da economia no setor de commodities (grãos, minério e petróleo) se mostra incapaz de gerar o dinamismo necessário para recuperação do restante da economia e do emprego e renda dos trabalhadores e trabalhadoras. O destaque do crescimento das commodities é a produção mineral, com um forte crescimento do preço do minério e da exportação. A produção agrícola também tem se beneficiado, mas a situação não é tão animadora. A previsão de safra recorde abalada pela escassez de água e geadas acende um alerta para os(as) produtores(as). O levantamento da produção agrícola de junho mostra queda nas safras de milho, cana e mandioca. O único produto que apresenta aumento de produção em toneladas é a soja, produzida quase que inteiramente para exportação.

Os preços continuam em alta. A prévia do IPCA, o IPCA-15 de julho ficou no maior índice desde 2004, chegando a 0,72%. O índice acumulado em 12 meses foi para 8,59%, muito acima da meta da inflação estipulada pelo Banco Central. Recife, Curitiba e Porto Alegre foram as capitais com as maiores altas. O destaque no aumento ficou desta vez com os itens habitação e transporte.

O IPCA de julho deve vir maior que o esperado pelo mercado. A estimativa subiu quase 10%, passando para 0,87% no mês e 6,67% em 2021. O IPCA de junho havia ficado em 0,53%, elevando o índice acumulado em 12 meses para 8,35%. O aumento da inflação corrói o poder de compra dos trabalhadores e trabalhadoras e também reduz a expectativa de investimento e a retomada do emprego, uma vez que o Banco Central tende a elevar os juros para combater a inflação. O mercado aposta num aumento de 1 ponto percentual para Selic na próxima reunião do Copom.

O arroz e o feijão, principais produtos na mesa do(a) brasileiro(a) continuam entre os vilões da inflação. Apesar de terem diminuído o ritmo da alta, continuam a subir acima do índice geral. As exportações têm contribuído para elevar o preço do milho e soja, o que têm puxado também os preços da carne, aves e derivados. O que chama atenção, contudo, é a expressiva alta dos combustíveis e da energia elétrica. A última deve ganhar impulso com a crise hídrica provocada pela falta de chuvas e baixa de reservatórios.

FONTE: Subseção do Dieese na CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico