Na última sexta-feira (03), a Secretaria de Juventude da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI-PA) realizou o I Festival Estadual da Juventude Rural Conectada, com o tema: Juventude Rural Protagonista da sua Própria História, e o lema: Garantindo Políticas Públicas de/para/com a Juventude Rural para Fortalecer o Presente e Assegurar o Futuro.
O Festival contou com a participação de 326 jovens.
Na abertura do evento, a secretária de Juventude da FETAGRI-PA, Gislane Sousa, ressaltou que: o Festival foi um grande desafio, mas que o seu objetivo foi alcançado. Em seguida, agradeceu à Comissão Estadual de Jovens da FETAGRI pela contribuição para a realização do Festival.
Já a presidenta da FETAGRI-PA, Ângela de Jesus, parabenizou a todos os jovens presentes, afirmando que a juventude rural do Pará e da Amazônia está de parabéns juntamente com a Comissão Estadual de Jovens.
Presentes, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, e o secretário de Formação e Organização Sindical da Confederação, Carlos Augusto Silva (Guto), parabenizaram toda a juventude rural e a Secretaria de Juventude da Federação paraense. O evento ainda teve a participação do deputado estadual Carlos Bordalo. Os representantes da CONTAG e o deputado destacaram o protagonismo da juventude rural.
Ao final, foi aprovada a construção da Carta da Juventude Rural da FETAGRI-PA, a ser apresentada para os órgãos governamentais e também para o MSTTR.
O Festival contou com muito debate e apresentações culturais (músicas, danças e poesias das 10 regionais da FETAGRI-PA). E ainda um sorteio de prêmios, entre eles, um celular, que foi para a jovem Vitória Maria, sócia e trabalhadora rural do Sindicato de Mãe do Rio.
#JuventudeRuralAHoraéAgora FONTE: Sec. Juventude - FETAGRI-PA