O Programa Nacional de Habitação Rural – Fase III – reiniciou em uma nova modalidade no Ministério das Cidades. A Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), da FETAG, já se habilitou para enfrentar o novo desafio, que vai se materializar através de propostas. Diante deste novo contexto, os coordenadores regionais deliberaram pela realização de um treinamento hoje (17), na sede da Federação, na Capital, para conhecer a metodologia e os formulários para que todos os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais tenham oportunidade de encaminhar as propostas de seus associados. O prazo desta etapa encerra em 28 de abril.
O presidente da COOHAF, Juarez da Rosa Cândido, adianta que o Ministério das Cidades é o responsável pela seleção das propostas, cabendo à cooperativa o passo seguinte, ou seja, elaborar os projetos e, em seguida, encaminhar para contratação. Ele explica que a prioridade será dada aos grupos que já estão aguardando. Em relação aos sindicatos que ficaram de fora naquele primeiro momento e que estão com grupos elaborados, agora poderão encaminhar. “Não sabemos quem o Ministério selecionará, porém a COOHAF foi habilitada para 500 unidades por lote, cota máxima estipulada pelo programa em função da pontuação recebida pela cooperativa. Construídas as 500, seremos habilitados a um número maior e daí para frente, à medida que vamos executando as obras”,observa.
Juarez explica que a COOHAF encaminhará o maior volume possível de propostas para serem analisadas, o que dará chances iguais a todos os STR's. “Estimamos enviar cerca de mil propostas, pois além do processo ser novo o tempo é curto, isto é, temos apenas oito dias úteis até o final do mês. Por isso, os STR's estão aqui para tomar conhecimento do processo de encaminhamento das propostas”, completou. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz