"Precisamos atender urgentemente o déficit habitacional para promover uma condição social melhor ao trabalhador e trabalhadora do campo e até evitar até o êxodo rural". Com esse argumento, o secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, iniciou a reunião com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, na última quarta-feira (7), em Brasília.
O encontro fez parte da agenda de negociações do Grito da Terra Brasil 2008 e contou com a presença de representantes das Fetags de SC, BA, PE, PI, AL e RS. Foram tratados assuntos como a criação de um subprograma para habitação no campo, vinculado ao Plano Nacional de Habitação (PLANHAB), o aumento de 20% para 40% da participação da habitação no campo dentro do volume de recursos destinados para os programas habitacionais, a implementação de um programa habitacional dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o financiamento da caução prevista na Resolução 460-CODEFAT por meio dos recursos deste programa.
Diante das propostas, o ministro sinalizou para a criação de um grupo ministerial de trabalho. Ele seria responsável por traçar um plano de habitação no campo e resolver a liberação definitiva dos recursos para a construção de habitações rurais que estão em atraso nos estados do RS e SC. Nos demais temas, o ministério se propôs a analisar cada caso mais detalhadamente e repassar o andamento das demandas para uma próxima rodada junto à Contag.
FONTE: Danielle Santos