A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Rondônia -FETAGRO, juntamente com seus sindicatos filiados e parceiros/as, promoverá na capital do estado, Porto Velho, nos dias 26 e 27 de junho de 2024, o “Grito da Terra Estadual”, que reunirá aproximadamente 600 agricultores e agricultoras familiares do campo, das florestas e das águas para negociar com o governador Coronel Marcos Rocha e ainda alguns órgãos federais, melhorias na qualidade de vida da classe trabalhadora rural.
O Grito da Terra é uma ação de massa protagonizada pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o Brasil. Se iniciou na década de 90, com a principal missão de dar voz aos milhares de agricultores e agricultoras familiares, tornando-se um espaço de reivindicação, proposição, negociação das necessidades da agricultura familiar, ao mesmo tempo, de denúncia dos atos realizados contra a vida dos povos do campo, das florestas e das águas.
A edição deste ano traz como tema principal o mote: “NA LUTA EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR”. É a voz dos agricultores e agricultoras familiares, que através das entidades sindicais que os representa, ecoam mais uma vez para que o governo do estado olhe com atenção para as necessidades urgentes que a classe trabalhadora rural enfrenta no dia a dia do estado, principalmente com a chegada desenfreada da monocultura, causando impactos sociais, ambientais e econômicos. Ao todo foram apresentadas 101 propostas incluídas nos eixos; habitação rural, regularização fundiária, educação, meio ambiente, saúde, mulheres, juventude e infraestrutura das estradas.
O evento está programado para iniciar com a chegada das delegações às 06h da manhã no pátio da Assembleia Legislativa, onde será servido às delegações um café da manhã coletivo e logo depois haverá as subdivisões das equipes que seguirão para os órgãos estaduais e federais para negociar com os seus devidos representantes as pautas que foram previamente apresentadas. Pelo entardecer as delegações se deslocarão para o pátio da Superintendência do Incra, onde ficarão acampados até o dia 27 pela tarde. Ainda no dia 27 pela manhã está programado um ato em frente as Três Caixas D’água, seguindo depois em caminhada para a Superintendência da Caixa Econômica Federal.
Segundo a presidenta da FETAGRO, Alessandra Lunas, “a realização do grito da terra é para nós agricultores e agricultoras familiares a possibilidade de abrir diálogo com o governo do estado para que olhe minimamente para as dificuldades que estamos enfrentando, seja com o avançado desenfreado da monocultura, seja com a inoperância de algumas politicas que visam melhorar a qualidade de vida dos nossos povos do campo, das florestas e das águas, que faça sol ou chuva, diariamente estão contribuindo para o desenvolvimento econômico financeiro do estado.”
Programação
Dia 26
06h - Chegada das delegações
07h30 - Subdivisões das equipes de negociação
08h - Caminhada até o CPA
09h – Início das Negociações com; Casa Civil, Governador, Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Agricultura, Caixa Econômica Federal, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conab
19h30 – Apresentações do dia de negociação
20h30 – Noite Cultural
Dia 27
07h30 – Concentração enfrente na Praça das Três Caixas d`água
8h30 – Caminhada até a Caixa Econômica Federal
09h – Ato enfrente a Caixa
12h - Encerramento
Junte-se a nós e venha gritar por uma Agricultura Familiar fortalecida e pujante. A FETAGRO somos NÓS, nossa FORÇA e nossa VOZ!
Fonte: Wilians Santana / Comunicação FETAGRO