O governo do Espírito Santo anunciou nesta quarta-feira (23 de janeiro) que serão iniciados estudos técnicos para implantar ações de competência do Poder Executivo propostas no Programa Estadual de Direitos Humanos e no Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. A decisão foi tomada durante reunião entre o governador Renato Casagrande, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), Gilmar Ferreira, os deputados estaduais Genivaldo Lievori e Cláudio Vereza, a vice-reitora da UFES, Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, a subsecretária dos Movimentos Sociais, Leonor Araújo, o subsecretário de Direitos Humanos, Perly Cipriano, dentre outros.
Segundo o governador, a sua gestão está tratando as questões de direitos humanos como metas de Estado e não de apenas um governo. “Perseguimos as melhorias na área para acabarmos com os maus tratos em todas as instâncias, para que a violência de qualquer natureza seja combatida e exterminada”, destacou Casagrande.
O secretário da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, elogiou a iniciativa e acredita que, a partir dessa iniciativa, a violência contra as pessoas idosas e a outros públicos mais vulneráveis no estado poderão diminuir. “Eu apoio essa decisão do governo do Espírito Santo e torço para que outros estados sigam esse exemplo”, disse o dirigente.
Participarão do estudo representantes das Secretarias de Estado da Casa Civil, Assistência Social, Justiça, Segurança, Educação, Saúde, Agricultura e do Meio Ambiente.
O Programa e o Plano Estadual de Direitos Humanos foram construídos pelo poder público e sociedade civil e tem por objetivo promover o respeito ao próximo e sanar problemas como a impunidade, a discriminação e a violência. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi (com informações do portal do Governo do ES)