Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIREITOS HUMANOS
Governo comemora os 60 anos da Declaração Universal
WhatsApp

20 de Janeiro de 2009

TEMAS RELACIONADOS:
direitos humanos

Em 2008, o País comemorou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a organização de diversas ações e eventos realizados pelo governo federal para promover o engajamento de toda a sociedade sobre o tema. Conferências, campanhas, o lançamento de uma revista e a realização do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marcaram, ao longo do ano, uma série de atividades coordenadas pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). Na data de aniversário da Declaração, em 10 dezembro, o Cristo Redentor e as estações do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, foram iluminados e o Morro da Urca recebeu uma projeção em laser com os artigos da Declaração Universal e da logomarca da campanha. Entre os dias 15 e 18 de dezembro, delegados de todo o País, entre representantes da sociedade civil e do poder público, estiveram reunidos na 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos. Na ocasião, foi revisado e atualizado o Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH). O documento balizador das ações do governo federal é a principal ferramenta para garantir direitos fundamentais aos brasileiros.

Congresso Mundial - De 25 a 28 de novembro, o Brasil sediou o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro. Entre os participantes, representantes de Estado, organismos internacionais, entidades da sociedade civil e de companhias do setor privado. Pela primeira vez o Congresso Mundial foi realizado em um país em desenvolvimento - edições anteriores aconteceram na Suécia e no Japão, respectivamente.

Revista dos Direitos Humanos - A edição comemorativa da publicação traz ensaios e artigos escritos por especialistas, além de uma entrevista com o criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal. A publicação busca suprir a carência de publicações sobre o tema e fomentar o debate.

Direitos das Pessoas com Deficiência - A 2ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência reuniu, em dezembro, cerca de duas mil pessoas, entre delegados e observadores, em Brasília. Com o tema "Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um Novo Jeito de Avançar", o evento discutiu estratégias para a inclusão das pessoas com deficiência.

Registro Civil - Entre 17 de novembro e 19 de dezembro foi realizada a Campanha Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, em que estados e municípios desenvolveram ações intensivas para orientar a população e diminuir os índices de sub-registro. A mobilização é permanente.

Conferência Nacional GLBT - A 1ª Conferência Nacional GLBT, que após o evento passou a se chamar LGBT, realizada de 5 a 8 de junho, em Brasília reuniu, nos estados, mais de 10 mil pessoas por todo país. A etapa nacional contou com mais de mil militantes. Dentre as reivindicações, a principal era a aprovação do PL 122/2006, que criminaliza a homofobia. A estimativa é que 18 milhões de brasileiros sejam homossexuais.

Direitos Humanos no Mercosul - No segundo semestre de 2008, foram realizadas quatro Reuniões de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH). O principal objetivo foi discutir os Direitos Humanos e promover, de forma conjunta, ações para garantir o cumprimento dos artigos da Declaração Universal. Um dos pontos de maior discussão foi o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na região da tríplice fronteira. Foi assinado um acordo entre o Mercosul e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar a chamada a Estratégia Regional de Combate à Exploração Sexual Infantil.

Idosos - O Observatório Nacional da Pessoa Idosa foi lançado em junho passado, com o objetivo gerenciar registros de pesquisa, monitoramento e avaliação dos centros de referencia de enfrentamento à violência e demais serviços que integram a Rede Nacional de Defesa de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa. O Observatório pode ser acessado por meio da internet, no endereço: www.direitoshumanos.gov.br/observatorioidoso.

Direito à Memória e à Verdade - O projeto com a exposição fotográfica "Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil 1964-1985" percorreu mais de 25 cidades brasileiras desde 2007. O acervo conta, por meio de fotos, a história do País entre os anos da Ditadura.

Combate ao Trabalho Escravo - O 2º Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, em setembro, tem o objetivo de diminuir a impunidade e garantir emprego e reforma agrária nas regiões fornecedoras de mão-de-obra escrava. A atualização do Plano, lançado em 2003, tem 66 ações para prevenir e punir esse crime.

Pesquisa - A SEDH apresentou o resultado de uma pesquisa sobre a percepção da população brasileira sobre os direitos humanos. O estudo revelou que o conceito de "direitos humanos" está associado em primeiro lugar aos direitos civis, como ir e vir, segurança, liberdade de expressão e em segundo, a direitos sociais como saúde, educação e emprego. Para o ministro da SEDH, Paulo Vannuchi, o resultado da pesquisa é, no geral, muito positivo. FONTE: Presidência da República



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico