O presidente da Fetag, Elton Weber, esteve em Brasília hoje (29), às 14h, participando da reunião sobre o endividamento agrícola com o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Fazenda. Weber destaca que foram dados sinais concretos de avanço, por parte do governo federal, em relação à proposta inicial apresentada em agosto. Dentre as medidas deverá constar a inclusão das operações do Proger Rural Familiar, a ampliação do prazo para pagamento da nova operação, que inicialmente era de sete anos, bem como o aumento do limite desta nova operação que poderá ultrapassar R$ 20 mil (proposta inicial do governo).
O governo ainda admite a discussão sobre a inclusão das operações da safra 2011 do arroz, suínos e fumo, que haviam sido prorrogadas por resoluções anteriores. Segundo Weber, o maior impasse continua sendo a concessão de um bônus de adimplência sugerido pela representação dos produtores. Uma nova reunião para o fechamento da negociação foi agendada para a próxima terça ou quarta com a publicação da resolução pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no dia 6 de outubro.
Mais informações: Elton Weber – (51-9325-0040) Assessoria de Imprensa – 29/09/2011 Luiz Fernando Boaz (51-9314-5699) FONTE: Comunicação - Fetag/RS