Começou ontem (29), em Brasília, a 12a reunião do Fórum Nacional da Previdência Social (FNPS), formado por representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores. Esta é a última rodada de negociações sobre regras da Previdência Social que podem ser submetidas a uma nova reforma, e por isso, o encontro só deve terminar amanhã (31). A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, participa das discussões.
Entre os temas em pauta, estão as aposentadorias da área rural e as pensões por morte. Além disso, os integrantes do fórum discutirão os últimos ajustes nos consensos já debatidos em reuniões anteriores. Entre os assuntos discutidos está a formalização da mudança de contabilidade das contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa contabilidade considera receitas da Previdência as renúncias a contribuições patronais concedidas às entidades filantrópicas, empresas que optaram pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das micro e pequenas empresas (Simples) e a produção agrícola destinada à exportação.
O Fórum Nacional da Previdência Social tem a finalidade de promover o debate entre os representantes dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas, dos empregadores e do Governo Federal, com vistas ao aperfeiçoamento e sustentabilidade dos regimes de previdência social e sua coordenação com as políticas de assistência social. Após reuniões, as propostas devem ser encaminhadas ao presidente Lula.
Agência Contag de Notícias