Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORMAÇÃO
Formatura da 4ª Turma Nacional da ENFOC é marcada por emoção e homenagem aos Guaranis Kaiowás
WhatsApp

22 de Novembro de 2012


Julia Grassetti
TEMAS RELACIONADOS:
formação

Aconteceu na noite desta quinta-feira (22 de novembro), no auditório da CONTAG, em Brasília, a cerimônia de conclusão do Curso Nacional em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A formatura da 4ª Turma “Juraci Moreira Souto – Somos Todos Guaranis Kaiowás” foi marcada pela reafirmação de compromissos para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

A mesa foi composta pelos membros do Conselho Político Gestor da ENFOC: presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelos secretários David Wylkerson (Secretaria Geral), Juraci Souto (Formação e Organização Sindical), Aristides Santos (Finanças e Administração), Elenice Anastácio (Jovens Trabalhadores/as Rurais), representantes das cinco regionais e pela secretaria geral da COPROFAM, Alessandra Lunas, também vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG. A solenidade também contou com a presença de diretores da Confederação (Antoninho Rovaris, Antonio Lucas, José Wilson, Natalino Cassaro, Rosicléia Santos Azevedo e Willian Clementino), de presidentes das FETAGs e outros convidados.



Ao fazer sua saudação inicial, Alberto Broch agradeceu e parabenizou toda a turma. “Estamos fazendo história, essa é a quarta turma. Cada experiência é um passo dado pela nossa escola de se transformar em uma referência de formação político-sindical no país, principalmente para fortalecer o nosso PADRSS. É enorme o desafio que o mundo nos traz para fazer sindicalismo. Portanto, o meu desejo é que vocês, com esse ensinamento e mudança de percepção política, se tornem luz para iluminar os caminhos que levam para o fortalecimento do nosso movimento sindical. Nunca se esqueçam que se vocês estão aqui hoje é porque existe um sindicato, uma federação e uma confederação.”

Elenice Anastácio destacou a importância desse momento. “Esse é um momento muito importante na vida de vocês e do movimento sindical, uma vez que estamos construindo os 50 anos da CONTAG. As transformações que queremos precisam se dar pelo nosso projeto alternativo. Vão levar para a vida toda que ninguém sabe tudo. A escola defende uma educação diferente, valorizando os saberes. Se vocês sonham, estou com vocês. E quero que vocês estejam nos meus sonhos.

Em nome da COPROFAM, Alessandra Lunas informou que a entidade também desenvolve um processo de formação e multiplicação. “Essa experiência da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG) tem sido fonte de troca de sabedoria para nós. Não é possível fazer luta sem organizações fortes.” A dirigente também saudou a luta latino-americana.

COMPROMISSO – Já o secretário Juraci Souto comemorou a formatura da 4ª Turma Nacional. “Neste momento, reafirmamos a estratégia de formação da CONTAG.” O dirigente agradeceu aos dirigentes sindicais presentes a dedicação dada às atividades formativas nos estados e municipais. São mais de quatro mil pessoas que já participaram das atividades de formação da nossa Escola.” Juraci resgatou a jornada dessa turma iniciada em julho desse ano. “Uma turma que soube se fazer enquanto grupo, mesmo com as diferenças regionais e culturais.”

O secretário também deixou uma mensagem aos novos educadores e educadoras populares da ENFOC: “A caminhada ainda é bastante longa. Não tenho dúvida de que vocês terão a mesma sabedoria em participar das etapas seguintes para multiplicar de forma criativa os conhecimentos.”

HOMENAGEM – Os educadores e educadoras populares homenagearam a Diretoria Executiva da CONTAG, a equipe pedagógica da ENFOC e, de forma especial, o secretário Juraci Souto.

Os oradores da turma iniciaram a fala com a seguinte frase: “na rua dos sonhos, por um mundo melhor, passaram muitas pessoas.” Eles destacaram a luta dos indígenas, dos quilombolas, das Ligas Camponesas e de líderes que foram assassinados nesta luta. “O que levamos daqui? Levamos a certeza de que somos educadores e educadoras populares que compõem a Rede Nacional da ENFOC, e que somos todos Guaranis Kaiowás”, finalizaram os oradores. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico