A Ilha de Marajó, região do Pará, é o destino da 3ª Jornada Pedagógica, atividade formativa coordenada pela Secretaria de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI-PA), e que conta com o apoio da CUT-PA e CUT Nacional. De 17 a 23 de fevereiro, 56 educando e educandas, além de toda uma equipe de colaboradores e colaboradoras, visitarão sete municípios da Ilha, a bordo de uma balsa transformada em sala de aula. Os municípios são Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Breves, Melgaço e Portel. Ao longo dos sete dias de jornada o grupo realizará atividades que envolvem o debate sobre desenvolvimento, políticas públicas, inclusão digital, direitos sociais e trabalhistas, dentre outros temas escolhidos pelos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de cada município pela qual a Jornada passará. Um dos objetivos é manter o diálogo com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PADRSS). Além das atividades desenvolvidas com as direções dos STTRs, os educandos e educandas também dialogam com associações, cooperativas e outras entidades envolvidas com a comunidade rural. A secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRI-PA, Euci Ana da Costa, conta que a experiência agrega muitos valores para seus participantes pela diversidade cultural tanto dentro do barco quanto fora, nos lugares visitados. “Apesar desta ser a terceira edição da Jornada, é uma experiência nova, pois temos uma mistura na turma de pessoas de vários municípios paraenses. A medida que todos e todas se integram, compartilham a cultura de seus municípios, os sabores de cada lugar e as experiências vividas neles. Quando construímos a Jornada, sabemos o que queremos, mas todo dia tem novidade.”, diz a dirigente. A Ilha de Marajó é uma das regiões mais isoladas do Pará, com muitos problemas de infraestrutura, comunicação e outros fatores que causam grande impacto e na vida dos moradores e moradoras de seus municípios e na agricultura familiar. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila