No dia Mundial do Meio Ambiente, a FETAG-RS buscando aprimorar suas ações e ser referência na área ambiental, seja interna ou para sua base, firmou contrato com a empresa LUMIX – Energia Solar para a instalação de placas fotovoltaicas.
O projeto prevê a instalação nos próximos sessenta dias, quando a federação fará o uso da energia solar captada que será transformada em eletricidade de corrente contínua. Segundo o diretor comercial da LUMIX – Erick Rocha as placas têm durabilidade de 25 anos, são certificadas pelo Inmetro e geram energia mesmo em dias nublados.
Para o presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva este projeto visa garantir e economicidade, além de preservar o meio ambiente. Joel diz que “quando a FETAG-RS optou em fazer este investimento, pensou a longo prazo, nas próximas gerações e na sustentabilidade ambiental”. A previsão é de no passar do tempo o consumo de energia elétrica diminuir em 90%.
Entenda mais como a Energia Solar funciona:
PASSO 01 - Os módulos fotovoltaicos captam os raios solares e transformam esta energia em eletricidade de corrente contínua.
PASSO 02 - O inversor converte a corrente contínua para corrente alternada, que é a corrente de energia que utilizamos nos equipamentos em nossas casas, empresas, indústrias, etc.
PASSO 03 - Toda a energia gerada é levada diretamente para rede elétrica do estabelecimento e o excedente (chamado de créditos), passa por um medidor bidirecional (relógio) e é injetada na rede de energia da concessionária gerando créditos para posterior uso. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS