O 1° módulo da Quarta Turma da ENFOC Regional Sul da Contag inciou hoje (3) na Fazenda Quinta da Estância, município de Viamão, distante 40km da Capital. Um total de 35 educandos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão debater e construir conhecimentos sobre educação popular , vida do campo e do movimento sindical até a próxima quinta-feira, dia 9.
O Curso Regional de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – DRSS é organizado pela ENFOC em conjunto com a Região Sul da Contag e tem por objetivo viabilizar a formação de educadores militantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O diretor de formação da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, explica que o curso faz parte do itinerário formativo do movimento sindical e busca formar lideranças com consciência crítica que possam compreender o espaço onde vivem e atuam, refletindo sobre qual é a sua função e responsabilidade neste contexto. “O processo de formação deve incentivar e permitir aos sujeitos envolvidos manter uma postura avaliativa e crítica permanente da ação e da prática sindical em prol do desenvolvimento do meio rural e da categoria de trabalhadores rurais”, justifica Bonfanti.
Neste primeiro módulo, os principais temas em discussão serão os sujeitos, a identidade e formação camponesa no sul do Brasil, da sociedade, democracia e participação, além de questões de gênero, geração, raça e etnia, entre outros temas de importância no meio rural. Na mística inicial, ao redor de uma figueira tricentenária, os participantes se conheceram, expondo suas expectativas e reafirmando a importância da ENFOC na ação do movimento sindical. Além de Bonfanti, a direção da Fetag também esteve representada pelo seu vice-presidente Carlos Joel da Silva. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS