Cerca de quatro mil produtores e produtoras de leite no Rio Grande do Sul realizam mobilização em Ijuí nesta quinta-feira (6). A manifestação foi aprovada nesta segunda-feira (3), em reunião da Comissão Estadual do Leite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS). A concentração será a partir das 9h30 no Parque de Exposições do município.
Após a manifestação, haverá uma assembléia geral para votar onde e quando serão realizados outros protestos. O presidente da Fetag/RS, Elton Weber, explica que esse será o primeiro ato e a partir de Ijuí outras ações deverão ser desencadeadas, bem como negociações com indústrias e governos. Weber lembrou que os motivos das manifestações são os baixos preços pagos ao produtor e as enormes diferenças de valores entre um e outro.
Já o diretor-tesoureiro da Fetag/RS, Amauri Miotto, reforçou que os produtores não conseguem produzir com 50% de prejuízo. Hoje, recebem R$ 0,30 pelo litro e desembolsam R$ 0,60 para produzi-lo. "Diante desse quadro, só nos resta sair às ruas para mostrar o descontentamento com toda essa situação", completa. FONTE: Fetag/RS