A FETAG-RS realizou hoje (20) um encontro para tratar sobre o eSocial, que é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O 2° vice-presidente da Fetag, Nelson Wild, avaliou a atividade extremamente positiva sob o ponto de vista dos esclarecimentos por parte de integrantes do consórcio CEF, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social e Receita Federal, bem como das inúmeras dúvidas que o movimento sindical tinha sobre o que representa o eSocial para a categoria.
Já o vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, considerou importante o evento, uma vez que possibilitou a discussão de como ele afeta o dia a dia dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, em especial no que diz respeito à mão de obra e a questões relacionadas aos agricultores familiares considerados segurados especiais, referente a sua produção e comercialização. Antes de passar para os questionamentos dos presentes, o gerente de filial da Caixa Econômica Federal, Léo Eraldo Paludo, mostrou um novo serviço on line da CEF, em conjunto com FGTS, MTE, o qual possibilita ao trabalhador acompanhar de seu celular o saldo da conta do FGTS via mensagem de SMS.
Wild lembra que há cerca de um mês o STR de Bagé, onde é presidente, fez o teste com Michele Pereira, funcionária da entidade, que trabalha com os assalariados rurais. Ela conta que é muito fácil fazer o cadastro e com isso acompanhar os depósitos realizados pelo empregador, que tem até o dia 7 de cada mês para fazê-lo. O extrato do FGTS e até os recolhimentos de empresas que se tenha trabalhado aparecem ali. Participaram da reunião Alexandra Basso, auditora fiscal da Receita Federal, Emerson Tayrone, auditor fiscal do Trabalho (MTE) e Elir Terezinha Cado, funcionária do INSS. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz