A Fetag/RS vai realizar mobilizações em todo o Estado a partir do dia 20 de março. O motivo é a não liberação de recursos por parte das Superintendências da Caixa Econômica Federal para a contratação de 1.470 projetos, que estão nas agências do banco desde o ano passado.
O presidente da Fetag/RS, Elton Weber, e o presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (COOHAF), Juarez Cândido, estiveram ontem (5) em audiência na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
Eles foram informados de que há recursos no Ministério das Cidades para atender a demanda da cooperativa e que o problema está na distribuição para a contratação, que é realizada pela CEF na matriz, em Brasília, para as Superintendências Estaduais.
Weber esteve ainda com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ocasião em que solicitou um maior envolvimento da pasta na questão habitacional. "A demanda em todo o País é muito grande e não deveria ficar apenas com o Ministério das Cidades", justifica.
Ainda com Cassel, Weber pediu providências no sentido de verificar os reais motivos da alta no preço dos insumos, que comprometem a rentabilidades dos agricultores familiares. Em relação ao endividamento agrícola, o ministro informou que na próxima semana será reativado o Grupo de Trabalho que Discute o Endividamento da Agricultura Familiar.
Já na Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário, a Fetag/RS obteve a liberação de R$ 200 mil do convênio de apoio às famílias assentadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O projeto tem por objetivo promover seminários e encontros de capacitação aos assentados, bem como auxiliar na execução do PNCF no Estado.
Assessoria de Imprensa Fetag/RS - Luiz Fernando Boaz - (51-9314-5699)