A FETAG-RS encerra ontem (26) a última etapa do Programa de Capacitação para Funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Atuarem nas Unidades Municipais de Cadastro (UMC/Incra), a serem instaladas nos respectivos STR`s. O programa foi desenvolvido em quatro etapas e tem por objetivo capacitar funcionários de sindicatos a se habilitarem a emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR. Atualmente, 125 STR`s possuem UMC`s instaladas e a partir de agora mais de 140 STR`s possuirão unidade no Estado.
A tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, lembra que em 2003 foram dados os primeiros passos na preparação dos funcionários dos STR's a efetuarem o preenchimento do cadastro do INCRA, a exemplo do que já estava sendo feito com o ITR. “Este encaminhamento partiu da necessidade de organizar e unificar as informações cadastrais dos proprietários, especialmente os pequenos agricultores, de forma a viabilizar o enquadramento sindical e a regularização fundiária”, observa.
Com o objetivo de oferecer mais um serviço aos agricultores familiares, primando pelo bem-estar dos proprietários de imóveis rurais, continua Elisete, muitos técnicos foram capacitados a operarem na Unidade Municipal de Cadastro – UMC, onde desenvolveram um trabalho eficiente e com responsabilidade. “Agora, mais uma turma está se habilitando a operar com esse sistema, chegando a um total de 140 sindicatos vinculados à FETAG-RS que desenvolvem o trabalho de UMC no Rio Grande do Sul”, destaca a dirigente.
Ao mesmo tempo, Rodrigo Prestes, assessor jurídico da FETAG, disse que nesta última etapa houve um momento de Tira-dúvidas com a participação de funcionários de STR's, os quais receberam o treinamento em 2015 e que estão trazendo situações práticas vivenciadas no dia a dia.
Para finalizar o encontro, foi realizada no final da tarde a formatura das Turmas de 2015 e de 2016 com a entrega de certificados. O ato contou com a participação de lideranças e dirigentes sindicais, diretoria e assessoria da FETAG-RS, além de representantes do INCRA-RS. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS