Na última sexta-feira (25), ocorreu o lançamento do Plano Safra Mais Alimentos, no Rio Grande do Sul, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O programa destina R$ 2,6 bilhões para o estado. "Diferente dos anos anteriores, o Plano 2008/2009 é um oferecimento da agricultura familiar para a sociedade brasileira, por meio do aumento da produção de alimentos. Até o ano passado, havia apenas um conjunto de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento", justificou Cassel.
Na ocasião, a 1ª secretária e coordenadora de Jovens da Fetag/RS solicitou ao ministro novo convênio para dar continuidade à pesquisa sobre sucessão rural realizada há mais de dois anos. Segundo Josiane Einloft, a idéia agora é uma abordagem mais direta junto aos jovens e seus pais, "porque não adiantam políticas públicas para aumento de produção se a propriedade estiver vazia".
O presidente da Fetag/RS, Elton Weber, externou sua preocupação com a exclusão da avicultura, da suinocultura, do fumo e da soja no "Mais Alimentos", deixando mais de 50% dos agricultores familiares de fora do acesso a essa linha de crédito, que visa a modernização por meio dos maquinários, assistência técnica e comercialização. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetag/RS