As direções da FETAG-RS e do Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat) estiveram reunidas ontem (30), na sede da Federação, para tratar do atraso no pagamento dos produtores, em especial, da Bom Gosto.
Segundo informações do secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra das plantas industriais da BRF e da LBR pela empresa francesa Lactalis. Desta forma, serão alocados R$ 20 milhões para o pagamento dos produtores e também pequenas empresas fornecedoras, como é o caso da Promilk.
O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, disse que é necessário os dirigentes sindicais monitorarem os pagamentos para verificação de que isso efetivamente se concretize. Ao mesmo tempo, o dirigente ressalta que o cenário da cadeia leiteira é delicado, com aumento de oferta interna, diminuição do consumo no final de ano e os reflexos depreciativos das fraudes, especialmente nos estados consumidores do leite. “Tudo isso poderá acarretar problemas em todo o segmento. Então, solicitamos cautela com compromissos financeiros aos produtores”, alerta.
A FETAG-RS deverá chamar a Comissão Estadual do Leite neste mês de outubro para tomada de decisões.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS