A FETAG-RS, através de sua Comissão Estadual do Fumo, e a Afubra promovem hoje (10), às 8h30min, uma assembleia geral de produtores de tabaco na Praça Evangélica, em Venâncio Aires, maior produtor de fumo do País. O presidente da Federação, Carlos Joel da Silva, projeta uma participação superior a dois mil fumicultores devido às fortes reclamações contra as fumageiras que os produtores estão levando aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.
As indústrias, que não assinaram o protocolo, adotaram critérios totalmente diferenciados, umas das outras, sendo que existem empresas que não aplicam qualquer aumento em relação à tabela do ano passado, bem como há inúmeras queixas com relação ao padrão de compra, isto é, o excesso de rigor na classificação do fumo. Joel destaca que o produtor quer mostrar para as indústrias que está organizado e, com isso, vai cobrar a retomada das negociações, bem como o padrão nas compras. Joel disse que não é possível aceitar que algumas fumageiras destruam tudo o que foi construído pelo setor até o momento, justifica.
O presidente do STR de Venâncio Aires, Elemar Walker, reforça os motivos para a mobilização, destacando a política adotada por algumas indústrias com aumento de preços apenas para determinadas classes e não interessando a compra de ´X`, ´C` e `R`. “As entidades estão fazendo a sua parte para reverter esse quadro nada favorável aos agricultores”, justifica.
FONTE: Assessoria de Imprensa FETAG-RS