Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Fetag-RS discute integração na avicultura
WhatsApp

18 de Janeiro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

Além da questão Doux Frangosul, a reunião da Comissão de Integrados da Fetag-RS discutiu hoje (18) as irregularidades praticadas por outras empresas e o problema ambiental. Sobre a Doux, o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, diz que houve avaliação do cenário, como falta ou não de ração, atraso nos pagamentos e o pedido dos produtores para não alojar como forma de pressão. A Fetag-RS vai acompanhar as tratativas junto ao governo do Estado e aos bancos, fiscalizando para que os atrasos não se intensifiquem e a entrega de ração seja mantida com regularidade. Weber atribui o agravamento da situação à escassez de argumentos jurídicos mais concretos, visto que os contratos de integração são redigidos apenas pela indústria.

Apesar dos problemas com a Doux, Weber reforça que ela não é a única a descumprir acordos. Há registros de atrasos da Aurora, da Diplomata e os resultados por lote da Perdigão e da Sadia não estão a contento, segundo o presidente da Fetag-RS. Nessa análise da integração como um todo, a Comissão avaliou o projeto de lei que está sendo discutido no Congresso Nacional sobre um modelo-padrão de contrato para atividades de integração em geral. Em março, a Fetag-RS estará em Brasília acompanhando a votação da regulamentação das atividades de integração.

Outro ponto que tem causado dores de cabeça aos agricultores familiares é a questão ambiental na avicultura. Weber fala da legislação restritiva e sobre a discussão da autorga dos recursos hídricos da água, mas enfatiza que não há clareza se isso será feito por municípios, estado ou comitês de bacia. Diz que os bancos começam a fazer essa exigência, “mas não sabemos quem deve executá-la”. Além disso, existe preocupação com os custos, que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil por fonte ou poço de captação de água. Ele relata que no último dia 17, a Fetag solicitou que o Banco do Brasil altere ou não faça tal exigência de regularidade ambiental. O pedido baseia-se no decreto estadual que concede 13 anos para a regularização.

Nos próximas duas semanas, ocorrerá uma reunião na Fetag-RS com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Comitês de Bacia, Comissão de Integrados e Meio Ambiente para discutir a questão ambiental na avicultura e nas propriedades rurais. O presidente Weber sugere um diagnóstico para ajustar a integração, avaliar a saúde financeira das empresas e a necessidade de intervenção do Bndes, se for o caso. Ele diz que a avicultura tem vínculo forte com a exportação e que o dólar baixo pressupõe dificuldades. O dirigente defende que o governo esteja atento à situação e, se necessário, aplique medidas especiais. Com os olhares de todos voltados para a Frangosul – bancos, empresas e governo - acredita que uma posição deverá ser tomada. “Para os produtores, não interessa se o dinheiro vem dos bancos, da França, do Bndes ou do governo do Estado”, completa. FONTE: Comunicação da Fetag-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico