A Fetag/RR acertou o cronograma do 6° Grito da Terra do estado. Ele acontecerá nos dias 24 e 25 de julho. A mobilização vai se concentrar em Boa Vista, capital de Roraima.
O movimento sindical apresentará uma pauta de reivindicações para o governo do estado, com o objetivo de implementar políticas públicas para atender às necessidades da agricultura familiar. Também será apresentada uma pauta para órgãos do governo como o Incra, Embrapa, INSS, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, entre outros.
O presidente da federação, Luiz Carlos Gomes de Lima, acredita que um grande número de agricultores familiares e assentados da reforma agrária estará na capital para contribuir com o movimento e participar das mesas de negociação.
Segundo ele, a mobilização acontece em um momento propício, em que há preocupação por parte da Fetag/RR e de outros movimentos sociais com a nova realidade da agricultura no estado: grandes lavouras de arroz, cana-de-açúcar, altos custos dos insumos, êxodo rural e principalmente com a necessidade da efetivação de uma reforma agrária ampla e massiva.
De acordo com o secretário de Finanças da federação, Abílio Dias Peixoto (Grande), esse 6° Grito da Terra tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, os órgãos do governo federal e o governo do Estado de Roraima para que o fortalecimento da agricultura familiar se torne prioridade. FONTE: Assessoria Contag Região Norte