"Saudade", "até logo" e "energia renovada para a luta". É este sentimento que marcou o encerramento do primeiro da 6ª Turma Estadual da ENFOC em Roraima, iniciado no dia 8 e concluído hoje, 12/05.
O perfil do público participante é de indígenas das etnias Makuxi e Wapixana, jovens filhos de agricultores familiares e lideranças sindicais do MSTTR roraimense. Durante o primeiro módulo foram abordados vários conteúdos relacionados ao eixo Estado, Sociedade e Ideologia, através da interação dialógica entre educador e educandos. A participação da juventude rural foi o principal destaque da nova turma iniciada. Ao final da atividade pedagógica os jovens da etnia Makuxi, Eduardo e Otávia, plantaram duas mudas de açaí para simbolizar a 6ª Turma, representando a semeadura que pretende produzir bons frutos no itinerário das lutas.
Na mesa de enceramento o Secretário Nacional de Formação da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva, destacou a importância da formação como instrumento de construção de hegemonia e fortalecimento da consciência de classe dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, tão necessários no ambiente político atual desencadeado pelo golpe parlamentar-jurídico-midiático. FONTE: Assessoria Regional Norte CONTAG - Elielson Pereira da Silva