Nesta segunda-feira (10 de setembro), o presidente da CONTAG, Alberto Broch, e o coordenador da Regional Norte e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Roraima, Luís Carlos Gomes de Lima, participaram da cerimônia de lançamento estadual do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 em âmbito nacional, realizado em Boa Vista, capital do estado. O ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas anunciou a disponibilização de R$ 35 milhões em crédito, assistência técnica e programas de compras governamentais. “O ministro do MDA reconheceu a importância do Grito da Terra Brasil, realizado pela CONTAG, FETAGs e Sindicatos, nesse processo de construção no novo Plano Safra”, informa Luís.
Na ocasião, também foi lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar no âmbito do Governo do Estado de Roraima, negociado com a FETAG-RR. O governador José de Anchieta anunciou a pavimentação de cerca de 200 km de estradas vicinais que facilitarão o escoamento da produção e a criação do Instituto Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER) e do Selo Artesanal de Inspeção de Produtos da Agricultura Familiar. “Essa é uma conquista do trabalho e poder de negociação da nossa federação com o Governo do Estado”, reconhece Broch.
O presidente da CONTAG e da FETAG-RR participaram ainda da inauguração da primeira fábrica de Roraima de extração de óleos naturais, como de castanha do Brasil e buriti, que aconteceu em Rorainópolis/RR. Foi assinado ainda um contrato de apoio à implantação da cultura do dendê e de exclusividade de fornecimento pela agricultura familiar. A Palmaplan beneficiará os agricultores(as) familiares e indígenas da região. “A iniciativa trará segurança jurídica e técnica para o nosso público comercializar e acessar o crédito”, avalia Luís. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi