A Fetag, juntamente com os coordenadores das 23 regionais sindicais, esteve reunida hoje (10), em Porto Alegre, e decidiu realizar mobilizações em 14 pontos do Estado, a partir de 27 de maio, caso não seja revogada a resolução n° 429 do Contran, de 22/12/2012, que determina, entre outras exigências, o emplacamento de tratores que circularem em vias públicas a partir de 1º de junho de 2013. As Federações de Santa Catarina e do Paraná também irão aderir às manifestações.
O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que a resolução prevê a obrigatoriedade do cadastro e registro dos tratores em todo o País. Isso vai obrigar o agricultor a cadastrar e fazer adequações em máquina antigas. A frota no Estado é estimada em 500 mil máquinas e o custo por trator pode chegar a R$ 800,00. Weber ressalta que a Fetag não é contrária a itens de segurança, inclusive tem proposta neste sentido. “A resolução da forma como está é inaplicável e criará muitos problemas”, observa.
Na segunda-feira, dia 13, haverá uma reunião com o Detran, em Porto Alegre, e depois no dia 21, em Brasília, durante as manifestações do Grito da Terra Brasil, oportunidade em que a Fetag, juntamente com a Contag, irá apresentar a proposta ao Contran. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS Luiz Fernando Boaz