Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
FETAG dá pontapé inicial para discutir educação no RS
WhatsApp

14 de Junho de 2013


Luiz Fernando Boaz
TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

O auditório da FETAG-RS ficou lotado ontem (13) quando recebeu mais de 400 pessoas que participaram do Seminário de Educação do Campo promovido pela Federação. O tema geral foi A Concepção de Educação do Campo e Política de Incentivo às Escolas Comunitárias: demandas aos gestores públicos do Legislativo e Executivo do RS. Conforme Inque Schneider, diretora da FETAG e responsável pela área de educação, o seminário foi avaliado como um pontapé inicial para discutir com o governo do estado, em especial a Secretaria da Educação, a educação do campo. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, e o secretário de Políticas Sociais, José Wilson de Sousa Gonçalves, também participaram das atividades.

Inque conta que foi possível sentir essa abertura por parte de Milton Viário, representante do governador, bem como pelo secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo. “Nós vamos cobrar se o governo não nos solicitar para participar da construção desse novo trabalho, que é possível realizar na educação do campo no Rio Grande do Sul”, advertiu.

A dirigente não tem dúvidas de que a FETAG sai fortalecida por ter produzido esse importante evento, as Secretarias Municipais de Educação, as coordenadorias regionais, as Casas Familiares Rurais e as Escolas Agrícolas. “Estamos felizes porque acreditamos na educação e que este seminário traga frutos para o homem, para a mulher e ao jovem que lá no campo possam ficar e se sentirem felizes”, justifica.

Broch enfatizou que a questão da educação do campo tem estado presente nos últimos anos na agenda do movimento sindical. “Talvez, em outras épocas, não esteve com tanta intensidade. No entanto, hoje, sabemos, que se não a tivermos como uma de nossas prioridades, corre-se um risco muito grande para o esvaziamento do campo. Então, temos que repensar o modelo para a educação. Por isso, a CONTAG tem lutado, desde o final dos anos 90, para que o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação reconheçam a educação do campo”, justificou.

Ele lembrou que, em 2012, se obteve uma grande conquista junto ao governo federal com o Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo. Agora, atendendo outro pleito do Grito da Terra Brasil deste ano, será criado em Caldas Novas/GO um Centro de Formação para o Campo, junto com a Universidade Federal de Goiás. “Pobre do país que não cuida do desenvolvimento rural, da agricultura familiar, da educação, pois ele corre o risco de perder a sua identidade. Parabéns à Federação gaúcha por esse grande evento”, destacou Broch.

O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, avaliou este seminário como extremamente positivo. “Ao tempo em que realizamos nesta sexta-feira um encontro ampliado com representantes das organizações que discutem a bandeira da educação do campo, em que são apresentados enormes desafios e dificuldades para a política ser implementada, por outro lado nos deparamos com o comprometimento do movimento sindical, através das federações, em mobilizar os trabalhadores(as) e as parcerias locais para fazer esse debate. Foi o que ocorreu ontem em Porto Alegre”, destacou o dirigente.

José Wilson completou que o tema está envolvendo tanto os trabalhadores(as) que o público do seminário superou a expectativa. “O evento foi programado para 300 pessoas e compareceram 500. Além dessa capacidade de mobilização, também percebemos uma facilidade e autonomia que o movimento sindical está adquirindo para mobilizar os parceiros. O seminário contou com mais de 200 representantes da Pedagogia da Alternância, bem como das universidades, parlamentares e do governo do estado. Portanto, estamos orgulhosos com os resultados do trabalho do nosso movimento sindical nos estados”.



Termo de cooperação O presidente da FETAG, Elton Weber, e o presidente do Senar no Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl, assinaram um termo de cooperação no valor de R$ 250 mil como forma de incentivo à formação do campo, através das escolas comunitárias que adotam a pedagogia da alternância – Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa's) e Escolas Familiares Agrícolas (Efa's).

Inclusão digital Um termo de doação de 300 computadores para a FETAG, numa parceria com a Secretaria de Comunicação Social do Estado, foi assinado durante o seminário. A 1ª secretária e coordenadora de Jovens da FETAG, Josiane Einloft, lembrou que essa é uma reivindicação da 3ª Marcha da Juventude Rural, realizada em julho de 2012, e vai viabilizar a inclusão digital no meio rural através de telecentros. O vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, assinou o termo, pois o BB é parceiro na doação de 100 computadores. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre foi o primeiro a receber. Em seguida irão para quatro Casas Familiares Rurais e os STR's de Santo Cristo, Catuípe, Jaguari e Santo Antônio das Missões. Josiane disse que serão 13 máquinas por regional sindical da FETAG. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS – Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico