O 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Bahiaestá sendo realizado em Salvador entre os dias 28 e 30 de julho. Agricultores de diversos municípios e autoridades participaram do evento de abertura, segunda (28), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. O evento comemora o aniversário de 50 anos da entidade sindical e significa mais um avanço da categoria e a avaliação da sua ação sindical no MSTTR; um momento de reflexão e análise do cenário conjuntural em que vivem os trabalhadores e trabalhadoras rurais, avaliando a ação sindical desenvolvida pelo MSTTR no país e no estado, bem como, deliberando sobre o plano de ação e elegendo a nova direção da Federação para o próximo quadriênio.
A categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais esteve representada por mais de 1.000 delegados, outras representações de centrais sindicais, lideranças de diversos movimentos sociais, além de parlamentares. O presidente da entidade, Cláudio Bastos, falou da ampla representação da classe como uma mostra da importância que a entidade tem para os trabalhadores rurais e de como será organizado as temáticas no evento. "Este é o maior evento de trabalhadores e trabalhadoras rurais realizado no nosso estado. O debate se dá em torno de dez comissões, levando em conta a organização da juventude, das mulheres, da terceira idade, entre outros temas como a reforma agrária, a questão ambiental e a sucessão rural", enfatizou.
A iniciativa da FETAG-BA busca fazer conhecer e levar a prática aos Pólos e STTR's esse plano de ação. É preciso que os trabalhadores de base participem das discussões e decidam sobre os rumos da luta e organização da categoria, como também do desenvolvimento em nível local da implementação e consolidação do PADRSS, buscando analisar o contexto das políticas e instrumentos que estruturam o atual modelo de desenvolvimento. Tal prática possibilita refletir sobre as mudanças que estão acontecendo no campo, as quais afetam e influenciam a organização sindical. Temos como elementos de análise e reflexão nossos 50 anos de existência e de luta, e como marco referencial 2014 é o ano internacional da Agricultura Familiar e cabe, neste momento, pensar numa postura política diante deste modelo de sociedade.
Em nível estadual faz-se aprofundar o debate político da categoria, reunindo a diversidade e as identidades regionais da Bahia, esse Estado multirracial que tão bem caracteriza nossos Territórios Rurais. A discussão do Documento Base no 8º CETTR foi realizado em Grupos de Trabalho, onde os delegados e delegadas realizaram a leitura e o debate do Documento, acrescentando propostas de alterações a cada comissão temática que foram levadas para apreciação em plenária.
*COMISSÕES TEMÁTICAS*
REFORMA AGRÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO. POLÍTICA AGRÍCOLA MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS POLÍTICAS SOCIAIS FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL SUSTENTABILIDADE POLÍTICA E FINANCEIRA JUVENTUDE RURAL ORGANIZAÇÃO E LUTA DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS TERCEIRA IDADE
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-BA