Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BAHIA
FETAG-BA debate a agricultura familiar no 8º Congresso Estadual e celebra os 50 anos da entidade
WhatsApp

30 de Julho de 2014


Leonardo França
TEMAS RELACIONADOS:
bahia

O 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Bahiaestá sendo realizado em Salvador entre os dias 28 e 30 de julho. Agricultores de diversos municípios e autoridades participaram do evento de abertura, segunda (28), no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. O evento comemora o aniversário de 50 anos da entidade sindical e significa mais um avanço da categoria e a avaliação da sua ação sindical no MSTTR; um momento de reflexão e análise do cenário conjuntural em que vivem os trabalhadores e trabalhadoras rurais, avaliando a ação sindical desenvolvida pelo MSTTR no país e no estado, bem como, deliberando sobre o plano de ação e elegendo a nova direção da Federação para o próximo quadriênio.

A categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais esteve representada por mais de 1.000 delegados, outras representações de centrais sindicais, lideranças de diversos movimentos sociais, além de parlamentares. O presidente da entidade, Cláudio Bastos, falou da ampla representação da classe como uma mostra da importância que a entidade tem para os trabalhadores rurais e de como será organizado as temáticas no evento. "Este é o maior evento de trabalhadores e trabalhadoras rurais realizado no nosso estado. O debate se dá em torno de dez comissões, levando em conta a organização da juventude, das mulheres, da terceira idade, entre outros temas como a reforma agrária, a questão ambiental e a sucessão rural", enfatizou.

A iniciativa da FETAG-BA busca fazer conhecer e levar a prática aos Pólos e STTR's esse plano de ação. É preciso que os trabalhadores de base participem das discussões e decidam sobre os rumos da luta e organização da categoria, como também do desenvolvimento em nível local da implementação e consolidação do PADRSS, buscando analisar o contexto das políticas e instrumentos que estruturam o atual modelo de desenvolvimento. Tal prática possibilita refletir sobre as mudanças que estão acontecendo no campo, as quais afetam e influenciam a organização sindical. Temos como elementos de análise e reflexão nossos 50 anos de existência e de luta, e como marco referencial 2014 é o ano internacional da Agricultura Familiar e cabe, neste momento, pensar numa postura política diante deste modelo de sociedade.

Em nível estadual faz-se aprofundar o debate político da categoria, reunindo a diversidade e as identidades regionais da Bahia, esse Estado multirracial que tão bem caracteriza nossos Territórios Rurais. A discussão do Documento Base no 8º CETTR foi realizado em Grupos de Trabalho, onde os delegados e delegadas realizaram a leitura e o debate do Documento, acrescentando propostas de alterações a cada comissão temática que foram levadas para apreciação em plenária.

*COMISSÕES TEMÁTICAS*

REFORMA AGRÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO. POLÍTICA AGRÍCOLA MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS POLÍTICAS SOCIAIS FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL SUSTENTABILIDADE POLÍTICA E FINANCEIRA JUVENTUDE RURAL ORGANIZAÇÃO E LUTA DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS TERCEIRA IDADE







FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-BA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico