Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
BAHIA
FETAG-BA conclui Curso Estadual de Formação em Comunicação Popular
WhatsApp

25 de Janeiro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
bahia

O Curso Estadual de Formação em Comunicação Popular da Bahia foi realizado em 02 módulos. No período de 21 a 24 de janeiro de 2019 foi concluída a segunda etapa, em Salvador, quando foram entregues os certificados.

Cerca de 50 participantes – entre dirigentes, assessores e funcionários sindicais – foram graduados em Comunicação Popular, com o propósito de consolidar (e melhorar) a comunicação sindical entre as entidades e a sua base, principalmente.

“A FETAG-BA sente-se desafiada por esta realização, sendo uma das pioneiras nesse debate, internamente para o MSTTR. No atual momento em que o governo federal impõe a retirada de direitos e querendo exterminar a agricultura familiar dos seus conceitos, com suas políticas, ainda que limitadas, se faz necessário fortalecer a comunicação com as nossas bases e, porque não ir além, para toda a sociedade?”, fala o Secretário de Formação e Organização da FETAG-BA, Welliton Santos, que coordenou o evento e agradeceu, também, a Rede de Educadores Populares pelo apoio e empenho na realização do evento.

Durante o curso, programações diversificadas, temas variados e oficinas de comunicação foram realizadas (como redigir uma matéria, gravar um vídeo e mídias sociais e alternativas). Um marco para os participantes foi a visita à Casa Ninja Bahia (Mídia Ninja), recém instalada na Bahia, onde a turma teve um papo descontraído e estimulante para a causa da comunicação popular.



Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, “o evento marca uma nova trajetória para o MSTTR, uma vez que a comunicação não é prioridade na estrutura sindical, porém, se faz necessário ampliar essa comunicação, que sensibiliza, divulga e promove o fortalecimento da organização, da representação e, consequentemente, dos agricultores e agricultoras familiares”, finaliza o presidente, que fez uma análise da conjuntura atual, numa tarde com a turma, pontuando os embates e os entraves junto ao governo federal e mostrou a importância e necessidade do fortalecimento das parcerias nos momentos de dificuldades que o MSTTR enfrenta.

Enfim, o encontro termina com uma saudação de vários atores para a turma, que fazem comunicação popular no país (Intervozes, Mídia Ninja, Repórter Brasil, Núcleo Crioulo, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e o Instituto Barão de Itararé).

Também, ao final, foi feita uma carta-compromisso para o MSTTR baiano (disponível abaixo), apontando qual a narrativa (tipo de abordagem) deve ser feita com a base, quais os meios de comunicação devem ser melhor utilizados e propostas que visam promover o fortalecimento da organização sindical.

Foi criada, ainda, a Rede de Comunicadores Populares da Bahia.



CARTA-COMPROMISSO DO CURSO ESTADUAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA EM COMUNICAÇÃO POPULAR DA FETAG-BA

Ubuntu: “Eu sou porque nós somos”.

Ao longo dos seus 55 anos de fundação, a CONTAG tem buscado fortalecer e implementar meios de comunicação que melhor atendam aos anseios dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Neste caminhar, citamos: o periódico “O Trabalhador Rural”, a “Voz da CONTAG, o Portal da CONTAG, as Redes Sociais, entre outras ferramentas de Comunicação que visam melhorar a representação e representatividade da Confederação, Federações e Sindicatos, diante da categoria de trabalhadores(as) rurais. Contudo, diante do recente cenário de ameaça e violação da democracia, retirada de direitos e desmonte de políticas dos povos do campo, da floresta e das águas, delegados(as) do 12º Congresso da CONTAG, deliberaram pela atualização e promoção da sua Política de Comunicação Integrada do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), como instrumento popular e de massa que privilegie o diálogo com a base.

Nesse Caminhar a CONTAG apontou no seu Planejamento Quadrienal, a Comunicação como um dos cinco eixos prioritários da atual gestão, e já realizou em 2018, o Encontro Nacional e o Encontro Regional Nordeste de Comunicação, tendo como objetivos centrais: debater sobre o papel da Política de Comunicação do Sistema CONTAG; atualizar a Política de Comunicação do Sistema CONTAG; Criar e implementar uma Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares que facilite e promova a Comunicação entre todas as instâncias do Sistema Confederativo (CONTAG, Fetag´s e Sindicatos), e sobretudo, que garanta a real visibilidade da luta e dos direitos dos homens e mulheres do campo brasileiro.

Compreendendo o cenário político e da sociedade atual que atravessa o País, e alinhada com os novos desafios no campo da Educação e da Comunicação do Sistema CONTAG, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG-BA), realizou seu Curso Estadual de Formação Política em Comunicação Popular, reunindo mais de 50 educadores e educadoras populares do estado, que após muitos debates e proposições, apresentam para todo o conjunto do MSTTR do Brasil e da Bahia esta Carta-compromisso para a atuação sindical, a partir dos seguintes princípios:

1 – Sobre a narrativa:

- Que esta seja de linguagem simples e objetiva, de acordo com a realidade do público-alvo e que traduza os decretos e ações do governo; - Que respeite a expressão linguística e cultural de cada região.

2 – Para tanto, com a utilização dos seguintes meios de comunicação e processos formativos:

- Potencializar as Rádios, priorizando as rádios comunitárias e rádios web; Investir em Processos Formativos (Encontros, Seminários, Oficinas e Fóruns Estaduais e dos Polos); - Respeitar e Garantir processos de Comunicação mais próximos das realidades das comunidades: (apresentações culturais, de grupos musicais, alto-falante; cartazes; carro de som, bike som; e a fala direta entre dirigentes sindicais e os trabalhadores rurais); - Ampliar a atuação nas Mídias Sociais.

3 - Com estas propostas, as comunicadoras e os comunicadores populares do MSTTR baiano propõem para fortalecer a organização sindical:

- Criar, ampliar e unificar a Rede de Comunicadores(as) Populares; - Fortalecer o trabalho em Rede de Comunicação, integrado à Rede de Educadores Populares; - Promover e realizar campanha de conscientização e filiação, com política de renegociação de inadimplência para os associados(as) para com os Sindicatos; - Otimizar os recursos e dotar de melhores condições os setores de Educação e Comunicação Popular para a ação sindical, nas várias frentes de luta; - Estabelecer e ampliar parcerias, efetivando a valorização e o reconhecimento das nossas entidades e a nossa categoria; - Promover a realização dos Grupos de Estudo Sindical (GES), de campeonatos esportivos e culturais; - Incentivar a realização de Mutirão Sindical, no sentido de promover uma integração maior entre as bases e as direções, compartilhando experiências, inclusive entre as comunidades e/ou STTRs; - Organizar coletivos municipais específicos (por exemplo: mulheres, jovens, terceira idade, etc), e; - Promover a realização de feiras livres, para a agricultura familiar, fortalecendo e valorizando a economia solidária e o comércio justo.

A partir destes compromissos e com as condições de efetivação das ações acima propostas, acreditamos que será possível avançarmos na luta e na defesa dos povos do meio rural baiano e brasileiro. Ubuntu: “Eu sou porque nós existimos”.

REDE DE COMUNICADORES(AS) POPULARES DA FETAG-BA

Salvador, 24 de janeiro de 2019.

FONTE: Rede de Comunicadores(as) Populares da FETAG-BA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico