Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ALAGOAS
FETAG-AL REALIZA 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
WhatsApp

12 de Junho de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
alagoas

A Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL) realizou em sua sede, em Maceió, a 1ª Feira da Agricultura Familiar. O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, oferecendo uma grande variedade de produtos de Assentamentos de Crédito Fundiário.

A Feira teve o objetivo de mostrar a capacidade de produção da agricultura familiar, contando com a presença de agricultores(as) familiares dos municípios de Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Arapiraca, Junqueiro, Igreja Nova, Lagoa da Canoa e São José da Tapera. A solenidade de abertura contou com a presença dos dirigentes da Federação alagoana, que representa mais de 120 mil agricultores familiares, além de representantes de demais entidades de classe do movimento sindical rural e autoridades, a exemplo do secretário de Estado de Agricultura, Ronaldo Lessa, e dos deputados estaduais Ivan e Marcelo Beltrão e o deputado federal, Marx Beltrão e da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. Foram 30 barracas disponíveis com frutas da região tropical: bananas, laranja, graviola, maracujá, acerola, pitomba, macaxeira, inhame, batata, feijão, milho seco e verde, cenoura, beterraba, hortaliças, castanhas, amendoim, pimenta e artesanatos do estado.

“A Fetag de Alagoas se propôs a fazer esta Feira que ocorre em um momento muito oportuno para os agricultores familiares do nosso estado. A gente sabe que o ponto forte do nosso segmento é a comercialização. Fizemos este evento dentro do espaço da Fetag. Os agricultores(as) estão comercializando seus produtos. Essa é a primeira Feira e vamos construir uma agenda permanente para que os agricultores(as) possam trazer e vender seus produtos puros, com qualidade e com preços justos”, declarou o presidente da Fetag-AL, Givaldo Teles. Na oportunidade, o secretário Ronaldo Lessa ressaltou a iniciativa da Fetag-AL como uma forma de difundir o trabalho que é realizado pela agricultura familiar. “A iniciativa mostra para a sociedade o que a Agricultura Familiar oferece para todos nós. Com a Feira, a população consome produtos de qualidade”, afirmou.

O deputado Marx Beltrão também ressaltou a realização da feira como uma oportunidade para a sociedade conhecer a importância da agricultura familiar para o Estado. “Os alimentos que consumimos vêm da Agricultura Aamiliar. No Brasil, cerca de 70% do que é produzido vem desse segmento. Por este motivo, a categoria de trabalhadores(as) rurais precisa ser devidamente valorizada para que possa produzir mais e gerar mais oportunidade de emprego no campo”, afirmou. Destacamos a participação da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. Após saudar a diretoria da fetag/AL, lideranças sindicais, parceiros e autoridades presentes, a representante da CONTAG destacou a importância da realização da 1º Feira da Agricultura Familiar da FETAG/AL, enquanto espaço que potencializa o papel da Agricultura Familiar tanto para soberania e segurança alimentar, como para a economia do estado. Edjane ainda pontuou que existe um grande desafio para que os trabalhadores(as) possam escoar suas produções e que é de extrema importância que a Agricultura Familiar seja inserida nas políticas públicas, como o PAA, e o PNAE. E que é necessário que os governantes tenham um olhar atencioso e diferenciado para os agricultores e agricultoras de Alagoas. A representante da CONTAG aproveitou a oportunidade para pedir aos agricultores e agricultores e lideranças sindicais alagoanas que sigam na mobilização para barrar os impactos da reforma da Previdência que afetam diretamente os trabalhadores(as) rurais. Entre eles: o aumento da idade mínima das mulheres para a aposentadoria de 55 para 60 anos; e a alteração das condições da contribuição previdenciária, que sobe de 15 para 20 anos e estabelece um piso de R$ 600,00, por família agricultora.

Além de tudo isso quem foi a Feira degustou tapioca e beiju feitos na hora, bolos diversos, e conheceu de perto o espaço para comércio de comidas típicas e regionais. Ah... Teve até apresentação de trio de forró pé-de-serra e o “arraiá” da Fetag/AL. FONTE: Comunicação FETAG/AL



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico