A Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL) realizou em sua sede, em Maceió, a 1ª Feira da Agricultura Familiar. O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, oferecendo uma grande variedade de produtos de Assentamentos de Crédito Fundiário.
A Feira teve o objetivo de mostrar a capacidade de produção da agricultura familiar, contando com a presença de agricultores(as) familiares dos municípios de Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Arapiraca, Junqueiro, Igreja Nova, Lagoa da Canoa e São José da Tapera. A solenidade de abertura contou com a presença dos dirigentes da Federação alagoana, que representa mais de 120 mil agricultores familiares, além de representantes de demais entidades de classe do movimento sindical rural e autoridades, a exemplo do secretário de Estado de Agricultura, Ronaldo Lessa, e dos deputados estaduais Ivan e Marcelo Beltrão e o deputado federal, Marx Beltrão e da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. Foram 30 barracas disponíveis com frutas da região tropical: bananas, laranja, graviola, maracujá, acerola, pitomba, macaxeira, inhame, batata, feijão, milho seco e verde, cenoura, beterraba, hortaliças, castanhas, amendoim, pimenta e artesanatos do estado.
“A Fetag de Alagoas se propôs a fazer esta Feira que ocorre em um momento muito oportuno para os agricultores familiares do nosso estado. A gente sabe que o ponto forte do nosso segmento é a comercialização. Fizemos este evento dentro do espaço da Fetag. Os agricultores(as) estão comercializando seus produtos. Essa é a primeira Feira e vamos construir uma agenda permanente para que os agricultores(as) possam trazer e vender seus produtos puros, com qualidade e com preços justos”, declarou o presidente da Fetag-AL, Givaldo Teles. Na oportunidade, o secretário Ronaldo Lessa ressaltou a iniciativa da Fetag-AL como uma forma de difundir o trabalho que é realizado pela agricultura familiar. “A iniciativa mostra para a sociedade o que a Agricultura Familiar oferece para todos nós. Com a Feira, a população consome produtos de qualidade”, afirmou.
O deputado Marx Beltrão também ressaltou a realização da feira como uma oportunidade para a sociedade conhecer a importância da agricultura familiar para o Estado. “Os alimentos que consumimos vêm da Agricultura Aamiliar. No Brasil, cerca de 70% do que é produzido vem desse segmento. Por este motivo, a categoria de trabalhadores(as) rurais precisa ser devidamente valorizada para que possa produzir mais e gerar mais oportunidade de emprego no campo”, afirmou. Destacamos a participação da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues. Após saudar a diretoria da fetag/AL, lideranças sindicais, parceiros e autoridades presentes, a representante da CONTAG destacou a importância da realização da 1º Feira da Agricultura Familiar da FETAG/AL, enquanto espaço que potencializa o papel da Agricultura Familiar tanto para soberania e segurança alimentar, como para a economia do estado. Edjane ainda pontuou que existe um grande desafio para que os trabalhadores(as) possam escoar suas produções e que é de extrema importância que a Agricultura Familiar seja inserida nas políticas públicas, como o PAA, e o PNAE. E que é necessário que os governantes tenham um olhar atencioso e diferenciado para os agricultores e agricultoras de Alagoas. A representante da CONTAG aproveitou a oportunidade para pedir aos agricultores e agricultores e lideranças sindicais alagoanas que sigam na mobilização para barrar os impactos da reforma da Previdência que afetam diretamente os trabalhadores(as) rurais. Entre eles: o aumento da idade mínima das mulheres para a aposentadoria de 55 para 60 anos; e a alteração das condições da contribuição previdenciária, que sobe de 15 para 20 anos e estabelece um piso de R$ 600,00, por família agricultora.
Além de tudo isso quem foi a Feira degustou tapioca e beiju feitos na hora, bolos diversos, e conheceu de perto o espaço para comércio de comidas típicas e regionais. Ah... Teve até apresentação de trio de forró pé-de-serra e o “arraiá” da Fetag/AL. FONTE: Comunicação FETAG/AL