A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL) participa da assembleia de fundação da sede da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas. O evento, que teve início na segunda-feira passada, será encerrado nesta terça-feira, 1º de novembro, na sede social da Federação, localizada no bairro de Mangabeiras.
Fundada em junho de 2005, na cidade de Luziânia (GO), a Unicafes tem sede em Brasília. A União tem a finalidade de ser um instrumento para os agricultores familiares, desenvolvendo de forma sustentável ações de apoio para os associados.
Em Alagoas existem 17 cooperativas ligadas a agricultura familiar que estarão ampliando o quadro da Unicafes no Brasil. “São cooperativas de produção e crédito que farão parte da União. A Fetag-AL apóia esta iniciativa que vai gerar um maior desenvolvimento do setor. As cooperativas existiam, mas faltava uma instituição que as agregasse”, declarou o presidente da Fetega-AL, Genivaldo Oliveira.
Atualmente, são nove Unicafes estaduais de atendimento e articulação para a agricultura familiar e economia solidária: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte e que compõe aproximadamente 1100 cooperativas.
No quadro de formação da Unicafes estão cooperativas divididas em cinco ramos: crédito, produção, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária. FONTE: Comunicação da Fetag-AL