Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) se preparam para fiscalizar o cumprimento do Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2008/2009 do setor canavieiro. Os assalariados e assalariadas do segmento conquistaram neste ano reajuste de 7,5%, o que garantiu piso salarial de R$ 359.
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), Antônio Vitorino, os representantes das 49 entidades sindicais da região canavieira do estado se reunirão em janeiro para discutir e avaliar o cumprimento da CCT firmada com as indústrias do pólo agroindustrial.
"Faremos uma avaliação. O objetivo é saber se o acordo está sendo devidamente cumprido e se as normas estabelecidas estão sendo atendidas ou não. A reunião contará com a participação de todos os sindicatos rurais da região canavieira", acrescentou Vitorino.
Homologação - Após a assinatura da Convenção, o documento foi encaminhado para a Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT) para ser homologado. "A CCT deve ser homologada nos próximos dias para que possa entrar em vigor. Independentemente disso, as usinas já começaram a pagar a folha com o valor do piso já reajustado", frisou o presidente da Fetag/AL. FONTE: Fetag/AL