Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ALAGOAS
Fetag/AL define diretrizes do Projeto Jovem Cidadão
WhatsApp

18 de Novembro de 2010

TEMAS RELACIONADOS:
alagoas

Uma reunião na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), na última sexta-feira (12), definiu as diretrizes para a implantação do Projeto Jovem Cidadão, que será patrocinado pela Petrobras. Ao todo, foram inscritos mais de cinco mil projetos de todo o Brasil, dos quais 113 foram selecionados, entre eles o da Fetag/AL.

Na oportunidade, foi exposto para a diretoria da Federação que o projeto tem como objetivo capacitar 600 jovens em todo o Estado, de 18 a 29 anos de idade, para o mercado de trabalho por meio da utilização de políticas públicas, no âmbito federal ou estadual, voltadas para o trabalhador rural. “Podemos citar como exemplos o PNAE, o Minha Casa Minha Vida, o Crédito Fundiário, o PAA e programas estaduais, como o Mais Alimentos e o Barriga Cheia”, explicou o coordenador geral do projeto, Carlos Dias.

O “Jovem Cidadão” terá um valor orçamentário total de 1.609.500 reais, dos quais 1.450.000 reais serão da Petrobras, 145 mil da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e 14.500 da própria Fetag. O projeto deverá ter início em janeiro de 2011, se estendendo por dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois.

“A capacitação será feita nos nove pólos sindicais de Alagoas, contando com uma programação de 9 seminários de sensibilização, 40 oficinas de capacitação e 9 dias de campo. Ao final, teremos como resultado nove planos de negócios, um por cada pólo, e mais 1 para todo o Estado”, ressaltou Carlos Dias. Ele acrescentou ainda que o projeto será monitorado trimestralmente por meio de relatórios e visitas de técnicos da Petrobras.

O projeto será desenvolvido por 1 coordenador geral, 1 coordenador pedagógico, 1 engenheiro agrônomo e três técnicos agrícolas. Os jovens que participarem do “Jovem Cidadão” receberão uma bolsa no valor de 100 reais enquanto estiverem realizando a capacitação. “Nós iremos selecionar candidatos que tenham uma identidade com o campo e que absorvam este conhecimento que será repassado para a sua vida profissional, levando melhorias e projetos para a associação, sindicato ou cooperativa da qual faz parte”, completou o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira.

Ele afirmou que o projeto é inédito em Alagoas e bastante amplo, se constituindo em um grande desafio para a Fetag. “Nosso objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho e fazer com que eles permaneçam no campo, produzindo com satisfação e aumentando sua renda familiar”, emendou o presidente.

Seleção do projeto O presidente da Fetag/AL, Genivaldo Oliveira, esteve no Rio de Janeiro no período de 24 a 29 de outubro, quando foi informado que o projeto “Jovem Cidadão”, elaborado pela equipe técnica da Fetag, havia sido selecionado pela Petrobras.

Na cidade, o presidente, juntamente com o coordenador geral do projeto, Carlos Dias, participou de uma capacitação. “Foram três dias voltados para a capacitação dos que estão na coordenação dos projetos, além de esclarecimentos sobre a documentação necessária”, salientou Genivaldo. Segundo ele, a documentação já foi enviada e o contrato com a Petrobras deve ser assinado até o mês de dezembro. FONTE: Comunicação da Fetag-AL



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico